CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Quer ter “sobra” no seu orçamento atual ?

16 de novembro de 2017
Escrito por Guide Investimentos
Tempo de leitura: 6 min
Compartilhar

Para quem respondeu “SIM” para a pergunta no título deste artigo,  o próximo passo é planejar os gastos que realiza ao longo do mês. Parece simples.

Só que não!

Apesar da crise e de tanta forma “torta” de se trabalhar, existem pessoas querendo fazer diferente e desenvolvendo os seus negócios de forma rentável e crescente. E eu escolhi fazer parte deste movimento!

Surgem desafios, mas eu quero fazer a diferença, não só na minha vida, como ajudar outras pessoas. E você ?

Então, deixe-me prosseguir com a minha contribuição. Selecionei  4 maneiras de alcançar “sobra” no saldo mensal.  Elas tem sido as “campeãs” nos atendimentos do “Detox dos Gastos”!

INTERESSOU?

Vem comigo !

1- VIAGENS PLANEJADAS

Conseguimos reduções que em média são de 40%! Como?

  • Faça cotação das passagens, com pelo menos 6 meses, acompanhe promoções “relâmpagos”. Para quem tem milhas, a antecedência, garantirá quantidades menores de pontos.
  • Se possível, hospede-se na casa de amigos ou familiares. No caso de ter que recorrer à hotéis, a orientação é por pesquisar menores tarifas e negociar descontos.
  • Defina os locais das refeições, através de pesquisa prévia das opções dos locais e preços, na região em que estará.
  • Trace previamente os deslocamentos, para que utilize os meios de transporte populares possíveis.
  • Faça pesquisa prévia das operadoras com menores tarifas, se for usar taxi.

E ainda, você pode pagar no cartão e tem a possibilidade de parcelar para caber no seu orçamento mensal.

ATENÇÃO!

Você tem que pagar o cartão na sua totalidade a cada mês. Caso contrário, sairá mais caro! Além de aumentar a possibilidade do saldo devedor virar uma “bola de neve”. Esta é uma das principais razões do endividamento no Brasil, associada à oferta de crédito fácil.

Por exemplo, São Paulo nos finais de semana, costuma ter desconto em hotéis e passagens aéreas! Os combos também costumam ser interessantes. Procure em agências de turismo!

ATENÇÃO!

Esta regra é muito importante quando tiver cursos, palestras;  eventos profissionais em geral, que envolve gastos que podem ser otimizados conforme apresentado acima.

2 – PRODUTOS DE CONSUMO MENSAL OU POR UM PERÍODO NO ANO

Neste caso, a prática será da negociação de desconto.

Quando fazemos compras de um mesmo item em maiores quantidades, temos mas argumentos para pedir valores mais baixos. Funcionará como um “prêmio” à sua fidelização a um estabelecimento comercial – conceito dos programas de relacionamento com o cliente.

VOCÊ SABIA?

Em cenários de concorrência, as negociações ganham força?

Assim como EM PERÍODOS DE CRISE!

Pois quem vende tem interesse em manter a sua margem de lucro mínima, que viabiliza o negócio, para reduzir ao máximo a perda e superar este período de baixa.

3- PRÁTICAS PARA SE VESTIR DE FORMA OTIMIZADA

Em geral, neste caso as pessoas pensam que o melhor será comprar nas liquidações.

Esta regra é válida, contudo o efeito será maior se associado à criatividade no vestir. Neste caso, o princípio é selecionar peças “coringas” que permitirão combinações variadas para as diferentes ocasiões.

Hoje, existem profissionais especializados em orientação – é o personal stylist.  É bem interessante e você economiza no item de despesas “vestuário”, que está dentro do grupo das despesas pessoais. Além de expressar o seu estilo!

ATENÇÃO!

Processo similar ocorre para quem fará uma reforma no imóvel e o melhor antes de sair comprando e realizar um projeto junto à profissionais como design de interiores.

Ainda faço um paralelo com a organização das finanças pessoais. O profissional de planejamento é aquele que fará um diagnóstico da situação atual, avaliará as possibilidades de melhoria com o que se tem.

No “Detox dos Gastos“, por exemplo, utilizo ferramentas de consultoria e coaching para redesenhar o padrão de vida dos clientes, diante dos recursos disponíveis, trabalhando em conjunto a “abertura de espaço” para multiplicação das reservas financeiras.

Sou apaixonada por este trabalho!

Porque quando o dinheiro está sobrando, tudo é muito fácil. Mas elaborar algo que seja satisfatório com o seu propósito, utilizando recursos menores, aí  é uma arte !

4- REALIZE PESQUISAS ANTES DE COMPRAR

Qualquer coisa que for comprar, pesquise em pelo menos 3 lugares para avaliar o que melhor lhe atende nos quesitos preço, qualidade e satisfação das necessidades ou desejos.  Isso aplica-se aos itens acima, além das demais práticas.

ATENÇÃO!

De nada vale comprar pelo menor preço se a qualidade do produto for inferior à ponto de fazer você comprar mais vezes e no mínimo gastar no valor total de um produto superior.

CONCLUINDO

E aí, gostou das dicas?

Acredita que pode otimizar o seu orçamento pessoal?

Repare que todas elas são compostas por práticas ou ferramentas utilizadas no planejamento financeiro.  Existem outras formas de gerar as “sobras”, que aplico com os meus clientes, mas todas se utilizam de dois estágios:

1- Levantar dados para análise (Pesquisa)

2- Avaliar as melhores opções para você definir o que comprar, dada a sua renda (Decisão)

VOCÊ SABIA!

A renda é chamada pelos economistas de “restrição orçamentária”, representada por uma curva de preços e quantidades de todos os bens/serviços que pode comprar, conforme combinações definidas por cada indivíduo.

Para quem quiser ler mais sobre o tema, procure materiais relacionados à:

Teoria do Consumidor, Microeconomia e Economia Comportamental (Tema que conferiu ao Prof. Richard Thaler, o Premio Nobel de Economia em 2017! No Brasil, temos a Profa. Vera Rita de Mello Ferreira)

No Detox dos Gastos, existe a prática das “melhores escolhas”, para auxiliar e facilitar este processo decisório. Além de ferramentas de coaching que trabalham o comportamento, hábitos, crenças e que aparecem no processo que cada pessoa tem para utilizar o seu dinheiro.

E mesmo que você ache tudo “óbvio”, faça a seguinte pergunta para si: eu tenho aplicado alguma destas dicas ?

SE SIM, PARABÉNS!

Mantenha o foco e a disciplina.

SE NÃO, ÓTIMO!

Escolha uma delas para começar a aplicar hoje! As compras de Natal vem aí, aproveite e ponha em prática!

NÃO SE ESQUEÇA!

As melhorias requerem mudanças e para alterar algo que se faz há um tempo, você precisará fortalecer a disciplina! Já os respectivos ganhos, estes serão contabilizados como economias, apenas se não afrouxar em outro item de consumo – no todo a soma tem de ser “positiva”.

Ok?

Caso contrário, o máximo que terá é a “soma zero”. Em outras palavras, tudo que economizar, será gasto de outra forma e no final o saldo entre entradas e saídas mensal será “zero.

A chave para o sucesso é ter clareza do seu padrão de vida e fazer a gestão do orçamento, com as ferramentas definidas por você como eficazes para a sua dinâmica financeira.

Faça a experiência!

Aproveite que está no início de novembro !

Caso já pratique, deixe abaixo os resultados para estimular mais pessoas a pouparem!

Sucesso e Prosperidade!

Kátia Avelar

Este artigo é um artigo do site parceiro Detox dos Gastos, se você quer conhecê-lo melhor, clique aqui!

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...