CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Carteira BDRs | Dezembro/2023

30 de novembro de 2023
Tempo de leitura: 8 min
Compartilhar
O que saber antes de investir em FIIs? - ilustração de prédios sendo vistos de uma janela

Para Novembro

Não estamos realizamos nenhuma troca na carteira BDR neste mês. Mantemos o portfólio diversificado, mas com maior exposição à grandes empresas de tecnologia. Além dos resultados melhores nos últimos trimestres, estas empresas devem se beneficiar do fim do ciclo de alta dos juros nos EUA. Uma possível antecipação da redução dos juros nos EUA poderia beneficiar ainda mais estas ações.

Performance

Nesse mês, a carteira BDRs entregou resultado positivo de 6,58%, enquanto o índice de referência (S&P500) fechou em alta de 6,32%. Portanto, o desempenho da carteira foi superior em 0,26 p.p. ao S&P500. O destaque positivo da carteira foi MELI34 com alta de 27,24%  enquanto a maior baixa foi WALM34 com queda de -7,07% 

Comentários e Recomendações

Apple (AAPL34)

A gigante varejista do segmento de produtos eletrônicos, softwares e computadores vem surpreendendo o mercado ao longo dos anos com sua incrível capacidade de inovação de seu portfólio e ganho de mercado. Dentre os seus produtos de maior destaque, os computadores Mac e os smartphones Iphone, mas a companhia também fabrica o Ipod, Ipad, Apple Watch, Apple TV e Icloud, além de comercializar uma extensa variedade de serviços, acessórios para os seus produtos, conteúdos e aplicativos.

A Apple atualiza os softwares de seus produtos com frequência e lança todo ano um novo modelo com uma série de novas facilidades e inovações, visando tornar o dia a dia de seus consumidores cada vez mais simples. Foi o que ocorreu recentemente, quando a companhia optou por tomar a ousada medida de sustentabilidade, passando a vender o carregador do seu smartphone a parte. A Apple conta com grande fidelidade por parte de seus clientes, que, em grande parte, tentam acompanhar a maioria de seus lançamentos. Ainda, a empresa adota uma estratégia na qual a experiencia do cliente melhora à medida que adquire mais produtos Apple.

A empresa ainda anunciou a construção de um novo campus na Carolina do Norte, que terá 3 mil funcionários. O projeto foi orçado em US$ 1 bilhão, criando milhares de novos empregos em aprendizado de máquina, inteligência artificial, engenharia de software e outros campos.

Amazon (AMZO34)

Amazon é uma empresa multinacional de tecnologia americana sediada em Seattle, Washington. A empresa se concentra em comércio eletrônico, computação em nuvem, streaming e inteligência artificial. Em 2022, a Amazon teve quase 514 bilhões de dólares em receita líquida de vendas em todo o mundo . O valor da marca da Amazon foi de 705,7 bilhões de dólares americanos em 2022. 

Chevron (CHVX34)

A Chevron é uma das principais empresas de produção de energia a nível global, com subsidiárias que atuam em vários países. É uma Supermajor,, integrando o chamado Big Oil – o lobby da energia -, que desfruta de grande poder econômico e influência política, particularmente nos Estados Unidos.

As atividades da Chevron incluem extração e transporte de petróleo e gás natural; refinação de petróleo; produção e venda de produtos químicos e geração de energia. A Chevron afirma que, após a fusão com a Unocal Corporation, tornou-se a maior produtora de energia geotérmica do mundo.

A empresa gera cerca de US$ 95 bilhões em receitas anuais e produz mais de três milhões de barris por dia de óleo equivalente. Ela atualmente produz petróleo e gás natural na proporção de 59/41. No final de 2021, a empresa tinha reservas provadas de aproximadamente 12,4 bilhões de barris de óleo equivalente. A recuperação do setor de energia das baixas induzidas pela pandemia impulsionou significativamente o preço das ações da Chevron. Com sua estrutura de negócios de energia de risco relativamente baixo, saúde financeira robusta e amplos fluxos de caixa livres, a Chevron permanece bem posicionada para lidar com a volatilidade dos preços de petróleo e gás.

O EPS da empresa deve crescer 112,3% este ano, esmagando a média do setor, que prevê um crescimento de EPS de 70%. Além disso, ela é uma das duas únicas ações de energia na lista do Dividend Aristocrats, o balanço da supermajor é razoavelmente saudável, indicando que o dividendo deve permanecer seguro daqui para frente.

Coca-Cola (COCA34)

A Coca-Cola Company é uma empresa com foco em bebidas, com penetração expressiva em mais de 200 territórios. As empresa possui diversas marcas em seu portfolio com destaque para Coca-Cola, Sprite, Fanta, Powerade, Del Valle, entre outras. Além disso, recentemente está entrando no mercado de bebidas alcoólicas, com destaque para a marca Topo-Chico, o que seria mais uma linha de receita da empresa e acreditamos que tem grande potencial, visto a confiança de seus consumidores.

Em nossa visão, a força da marca, aliada a sua diversificação geográfica e novas estratégias de mercado, são os principais fatores para a recomendação de COCA34. A empresa é líder no seu setor, com receitas consolidadas e, por esses motivos, esperamos que a Coca-Cola continue captando receitas robustas e paguem dividendos expressivos para seus acionistas.

Mercado Libre (MELI34)

Maior plataforma de marketplace da América Latina, o Mercado Libre tem apresentando um forte crescimento nos últimos anos, apoiado principalmente pela melhoria do nível de serviços. Além disso, sua solução de meios de pagamento, o MercadoPago, já superou a marca de USD 49 bilhões de volume transacionado, sendo 74% off-Platform, estando muito à frente das inciativas de meios de pagamento de outras plataformas. Em nossa visão, estas duas vertentes combinadas ao perfil de crescimento representam um ativo bastante interessante.

Google (GOGL34)

O Google detém surpreendentes 86% de participação no mercado global de meios de pesquisa, além de ter uma forte influencia no segmento de compartilhamento de vídeos através do Youtube.

Destacada por sua vasta base de dados, a Google consegue mapear os diferentes usuários de seus serviços e então converter suas informações e preferências em anúncios eficientes que sejam interessantes a cada perfil específico. Estes “Ads” representam cerca de 85% de seu faturamento.

Existe também uma parcela extremamente significativa dos aparelhos de celular que operam através da instalação do Android, seu sistema operacional.

Por fim, a companhia também atua com o Google Play, Google Cloud e Moonshots, investimentos em projetos que estão em estágio inicial.

Microsoft (MSFT34)

Microsoft Corporation é uma empresa transnacional dos Estados Unidos com sede em Redmond, Washington, que desenvolve, fabrica, licencia, apoia e vende softwares de computador, produtos eletrônicos, computadores e serviços pessoais. Entre seus produtos de software mais conhecidos estão as linhas de sistemas operacionais Windows, a rede social LinkedIn e Skype, a linha de aplicativos para escritório Office e o navegador Internet Explorer. Entre seus principais produtos de hardware estão os consoles de jogos eletrônicos Xbox, a série de tablets Surface e os Smartphones Microsoft Lumia, antiga Nokia. É a maior produtora de softwares do mundo por faturamento, é uma das empresas mais valiosas do mundo, alcançando, em 2022, o segundo lugar, no ranking Best Global Brands, atrás apenas da Apple.

Nike (NIKE34)

A mais reconhecida varejista de artigos esportivos do mundo atualmente conta com uma forte inovação em iniciativas digitais para ampliar seu escopo de penetração em diferentes mercados ao mesmo tempo em que utiliza de seu know-how para seguir buscando o fortalecimento de marca. As projeções de forte performance no longo prazo se dão através da sua capacidade em criação e investimentos de novos produtos, cadeia de suprimentos e logística, e diferenciação via penetração de seu e-commerce.

Além disso, a Nike vem buscando reduzir sua dependência de mercados específicos para produção de seus produtos, principalmente da China, visando menor impacto no longo prazo com a ampliação das tensões entre Estados Unidos e o país asiático. Dessa maneira, temos observado a varejista migrando parcialmente sua produção para o Vietnam. Atualmente, quase metade de sua produção já foi migrada.

Por fim, vemos a companhia também extremamente bem posicionada em termos de reconhecimento de marca. Acreditamos que há grande dificuldade para que concorrentes consigam ameaçar o posicionamento atual da Nike para com seus clientes. Por mais que já tenha passado por crises de credibilidade no passado, a empresa sempre conseguiu superar tais questões, saindo ainda mais forte.

NVIDIA (NVDC34)

Fundada em 1993, a NVIDIA é uma empresa líder em tecnologia reconhecida por suas placas gráficas inovadoras, revolucionando a computação gráfica e os jogos. Suas GPUs melhoraram a qualidade visual e o desempenho dos jogos. Além disso, a NVIDIA desbravou a aplicação das GPUs em inteligência artificial e aprendizado profundo, impulsionando avanços em campos como carros autônomos e diagnósticos médicos. A arquitetura CUDA da NVIDIA trouxe aceleração a tarefas de processamento científico e técnico. Introduziu tecnologias de ponta, como Ray Tracing em tempo real, proporcionando iluminação avançada em jogos, e DLSS, aprimorando a qualidade gráfica e o desempenho. Ao longo dos anos, a NVIDIA moldou a indústria tecnológica, influenciando áreas como gráficos de computador e IA, e continua a ser um grande impulsionador de inovação.

Walmart (WALM34)

Walmart, Inc., é uma multinacional estadunidense de lojas de departamento. A companhia foi eleita a maior multinacional de 2010. Foi fundada por Sam Walton em 1962, incorporada em 31 de outubro de 1969 e feita capital aberto na New York Stock Exchange, em 1972. A sede da Wal-Mart fica em Bentonville, Arkansas.

O Walmart é o maior varejista de supermercados do país por uma ampla margem. Suas lojas estão repletas de produtos que vão de roupas a eletrônicos com preços acessíveis. A empresa tem muito mais lojas físicas quando comparada a seus pares como a Costco e estão distribuídas por todo o país, não apenas em grandes centros urbanos. O Walmart não se concentra na compra a granel, o que exigiria um grande investimento inicial e espaço de estoque. Além disso ele não exige que os compradores paguem por uma assinatura.

Dado o seu perfil mais defensivo de consumo não cíclico (consumer staples), vemos a empresa como uma boa opção como parte da estratégia para a composição de portfólio.

RENDA VARIÁVEL
[email protected]

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Baixe agora o E-book Relatório Anual 2024 - O ano da virada

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...