CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Carteira Recomendada de Ações | Top Picks | Dezembro/2023

30 de novembro de 2023
Tempo de leitura: 8 min
Compartilhar

Para Dezembro

Racional. Mantivemos um portfólio diversificado em Dezembro. Ainda mantemos nossa preferência por nomes mais sensíveis ao ciclo de corte na Selic que começou em Agosto e deve terminar apenas em 2024. Estamos mantendo empresas endividadas como EcoRodovias, além de empresas de saúde e educação, como Rede D’or e Yduqs. Além de algumas empresas exportadoras, como Vale e Embraer.

Movimentações. Estamos excluindo JBS, Banco do Brasil e Vivara para incluir Embraer, B. Pactual e Centauro (SBF). Apesar de ainda gostarmos de JBS, a ação já subiu bastante nos últimos meses e precificou boa parte da melhora que esperamos para os próximos resultados. Por outro lado, Embraer deve realizar um número recorde de jatos no 4T23 e provavelmente em 2024, o que deve manter a ação em alta no curto prazo. Nos bancos, após mais um mês de valorização, acumulando uma alta de mais de 70% no ano, estamos trocando Banco do Brasil por BTG Pactual. Em linhas gerais, BB ainda é um dos nossos top picks dentre os bancos incumbentes, ao lado de Itaú. No entanto, acreditamos que a maior sensibilidade à taxa juros do BTG tende a favorecer comparativamente a continuidade do movimento de valorização das ações do banco. No setor de varejo, estamos substituindo Vivara por SBF, uma vez que consideramos Vivara um trade mais crowded e com menor upside, considerando nosso preço-alvo de R$30, enquanto apostamos em SBF, dada as perspectivas de crescimento para Fisia e da retomada da rentabilidade na operação da companhia.

Performance

Nesse mês, a carteira Top Picks entregou resultado positivo de 15,78%, enquanto o índice de referência (IBOV) fechou em alta de 12,54%. Portanto, o desempenho da carteira foi superior em 3,24 p.p. ao IBOV. O destaque positivo da carteira foi ECOR3 com alta de 24,5%  enquanto a maior baixa foi VALE3 com queda de 10,31% 

Comentários e Recomendações:

Allos (ALSO3)

O portfólio da empresa conta com participações em 53 shoppings no Brasil, totalizando 1415k m² de ABL própria (~8% de toda a ABL de shoppings no Brasil) e mais de 11k lojas. Os shoppings da companhia estão estrategicamente localizados em grandes centros, sendo a única operadora listada com shoppings nas 5 regiões do país e uma maior concentração na região sudeste, onde 62% de seus shoppings estão localizados. O portfólio da companhia é o maior da América Latina e 27% maior do que os portfólios de Iguatemi e Multiplan combinados, considerando a ABL da companhia, e possui o mesmo nível de vendas que Iguatemi e Multiplan combinadas, com R$37bi em vendas anuais.

Embraer (EMBR3)

A Embraer é a terceira maior fabricante de jatos comerciais do mundo, entregando mais de 8 mil aeronaves desde sua fundação em 1969. A companhia atua globalmente nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer suporte e serviços a clientes no pós-venda.

Cosan (CSAN3)

A Cosan é um dos maiores grupos econômicos do país, contando com investimentos em um portfólio variado de ativos. A companhia é uma holding não financeira, com suas operações sendo conduzidos por suas controladas ou sociedades de controle compartilhado. Das controladas da Cosan, destacam-se a Comgás, unidade de negócio que representa a distribuição de gás natural no Estado de SP e a Moove, produtora e distribuidora de lubrificantes e graxas para o mercado automotivo, industrial e do varejo. Adicionalmente, a Cosan, juntamente com a Shell, exerce controle compartilhado da Raízen, principal fabricante de etanol de cana-de-açúcar do Brasil.

Ecorodovias (ECOR3)

​A EcoRodovias é uma das principais companhias de infraestrutura do Brasil, com cerca de 4 mil colaboradores, 10 concessões rodoviárias e um terminal portuário com atuação em oito estados.  Seu modelo de negócio basea-se em expandir a  atuação  na  área  de concessões  rodoviárias  no Brasil, maximizando a eficiência operacional e o retorno sobre o capital investido.

BTG Pactual (BPAC11)

O Banco BTG Pactual é um banco de investimento e gestor de ativos e fortunas. No momento, conta com escritórios distribuídos em três continentes, oferecendo vasto portfólio de serviços financeiros a uma base de clientes brasileiros e internacionais, incluindo companhias, investidores institucionais, governos e indivíduos de alta renda. A estratégia operacional do BTG Pactual é voltada aos seus segmentos core, sendo esses Investment Banking, Corporate Lending¸ Sales & Trading, Asset Management¸ Wealth Management e Consumer Lending and Insurance. Além dessas áreas, o banco também detém investimentos legados em companhias originárias de sua atuação em principal investments, representados principalmente pela participação societária na Eneva, Prime Oil & Gas e investimentos de real state.

Rede D’Or (RDOR3)

Rede D’Or é líder no mercado hospitalar privado brasileiro com participação de mercado estimada em 8%, atendimento anual de cerca de 4,1 milhões de pacientes, 1.000 consultas médicas/dia e mais de 30 milhões de exames. Opera a maior rede independente de hospitais e clínicas oncológicas no Brasil com mais de 40 anos de atuação no setor.

Sabesp (SBSP3)

A SABESP (Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo) é a responsável pelo serviço de saneamento no estado de São Paulo, atendendo uma população de quase 28 milhões de pessoas em abastecimento de água e de 25 milhões em coleta de esgoto. A companhia atende 375 dos 645 municípios do estado, cobrindo aproximadamente 70% da população. O controle da empresa é exercido pelo Estado de São Paulo, que possui 50,3% das ações, seguindo a diretriz da Lei Estadual 11.454/2003, que estabelece que o Estado de São Paulo deve possuir no mínimo 50% +1 das ações com direito a voto da Sabesp.

Vale (VALE3)

A Vale é uma das maiores empresas mineradoras do mundo. Produz e comercializa minério de ferro, níquel, pelotas, minério de manganês, ferroligas, carvão cobre e outros metais. A companhia está envolvida em projetos de exploração mineral greenfield em seis países e opera um sistema de logística no Brasil e no mundo integrados a suas operações de mineração, permitindo assim entrega de seus produtos em diversos países. A companhia também investe nos setores de siderurgia e energia diretamente ou através de suas joint ventures. A companhia, além de ser uma das maiores mineradoras do mundo, apresenta uma diversificação de operações de minério de ferro no Brasil em três sistemas (Norte, Sudeste e Sul) que possuem capacidade de transporte e remessa própria.

Grupo SBF (SBFG3)

O Grupo SBF é a maior rede de produtos esportivos da América Latina. No final de 2020, a companhia anunciou a conclusão da transação com a FISIA, para ser distribuidor exclusivo dos produtos Nike no País por um período de dez anos. Em fevereiro de 2021, a SBFG3 passa a entrar no universo de conteúdo e entretenimento, com a aquisição da plataforma de mídia digital, NWB, grupo detentor dos canais Desimpedidos, Acelerados, Fatality e Falcão.

Yduqs (YDUQ3)

A YDUQS é um dos maiores players brasileiros de educação superior em termos de quantidade de alunos. Além de uma vasta rede de unidades próprias, as marcas da companhia contam com redes de polos EAD, presentes em todos os estados. A YDUQS ultrapassou a marca dos 1.000 polos, estando presente em mais de 700 cidades brasileiras. Como marcas de destaque da companhia, é possível mencionar a Estácio, uma das maiores marcas de ensino superior brasileiro, abrangendo mais de 600 mil alunos e o Ibmec, que inclui cursos de graduação nas áreas de Engenharia, Direito, Relações Internacionais, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social e Economia, pós-graduações, MBA, LLM e mestrados.

RENDA VARIÁVEL
[email protected]

“Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores,  para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo.  Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações. Os analistas responsáveis pela elaboração deste relatório declaram, nos termos do artigo 21 da Resolução CVM nº 20, que: (I) Quaisquer recomendações contidas neste relatório refletem única e exclusivamente as suas opiniões pessoais e foram elaboradas de forma independente, inclusive em relação à Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores.”

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Baixe agora o E-book Relatório Anual 2024 - O ano da virada

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...