CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Carteira Recomendada de Dividendos | Dezembro/2023

30 de novembro de 2023
Tempo de leitura: 5 min
Compartilhar

Para Dezembro

Racional: Mantemos nossa carteira diversificada, tentando alinhar dividendos altos e regulares, ações defensivas e alguma diversificação setorial. Atualmente temos no portfólio algumas empresas do setor elétrico e de telecomunicações (setores mais defensivos e com dividendos regulares) além de ações do setor financeiro, petrolífero e de siderurgia e mineração. Além disso, mantemos no portfólio empresas onde vemos bom potencial de apreciação, e não apenas dividendos elevados.

Movimentações: Estamos substituindo Vivo por Tim. Embora gostemos de ambas as companhias, que vem surfando um ótimo momento do setor, apresentando crescimento de receita consideravelmente acima da inflação e com boas perspectivas de geração de caixa, acreditamos que após a recente alta de Vivo, temos  maior potencial de upside em Tim.

Performance

Nesse mês, a carteira Dividendos entregou resultado positivo de 10,76%, enquanto o índice de referência (IDIV) fechou em alta de 10,7%. Portanto, o desempenho da carteira foi superior em 0,06 p.p. ao IDIV. O destaque positivo da carteira foi ABCB4 com alta de 17,53%  enquanto a maior baixa foi BBSE3 com alta de 1,76% 

Comentários e Recomendações

ABC Brasil (ABCB4)

O Banco ABC é um banco múltiplo, focado na concessão de crédito e serviços para empresas de médio a grande porte. A principal linha de negócios da instituição é a intermediação financeira voltada para operações que envolvam análise e assunção de riscos de crédito. As operações estruturadas, de mercado de capitais e M&A complementam essa atividade.

CPFL (CPFE3)

CPFL Energia consiste em uma holding que, por meio de suas subsidiárias, distribui, gera e comercializa energia elétrica no Brasil, assim como provê serviços relacionados ao setor elétrico. A companhia atua nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, que são considerados importantes polos econômicos e industriais do País. A empresa continua de olho em oportunidades de crescimento em outras frentes, embora esteja bastante concentrada, no momento, na integração dos ativos da transmissora CEEE-T, adquirida em meados deste ano.

Banco do Brasil (BBAS3)

O Banco do Brasil foi a primeira instituição bancária a operar no país, sendo sua principal força a atuação no segmento de varejo bancário. Adicionalmente, a instituição é a maior no país em termos de gestão de recursos, contando com mais de 20% do mercado, crédito ao agronegócio, com cerca de 55% de representatividade e no crédito consignado, com mais de 21% de participação no mercado.

A companhia possui uma forte capacidade de distribuição, com cerca de 3900 agências, 1800 postos de atendimento e 800 agências digitais e especializadas, estando presente em 96,6% dos municípios do País, além de estar presente nos canais digitais, com cerca de 21,9 milhões de clientes ativos. Outra vantagem é a forte presença no mercado de agronegócio, com uma carteira de R$ 225 bilhões, totalizando um market share de 53,7% no segmento.

BB Seguridade (BBSE3) A BB Seguridade é uma holding que concentra seus investimentos nos segmentos de seguros, previdência aberta, capitalização e planos de assistência odontológica por meio de parcerias privadas em sociedades mantidas por sua subsidiária integral, a BB Seguros Participações S.A. A companhia atua ainda na distribuição desses produtos por intermédio da BB Corretora de Seguros e Administradora de Bens S.A. O Banco do Brasil, acionista controlador da BB Seguridade, é um importante agente do desenvolvimento econômico e social para o Brasil, que busca, através de seu objeto social, impulsionar a economia e o crescimento do país, atuando em apoio à administração pública na promoção de melhoria nos mais diversos setores. like 1

Equatorial (EQTL3)

A Equatorial Energia é uma holding com atuação em diversos segmentos de utilidades públicas (utilities), com destaque para i) a distribuição de energia através da Equatorial Maranhão, Equatorial Pará, Equatorial Piauí, Equatorial Alagoas, CEEE-D e CEA, ii) a transmissão, com 8 projetos 100% concluídos e a Intesa, linha operacional que cruza os Estados do Tocantins e Goiás, iii) o saneamento, através da Companhia de Saneamento do Amapá e iv) geração renovável e distribuída através da Echoenergia e da E-nova.

Petrobras (PETR4)

A Petrobras é uma das maiores produtoras de petróleo e gás do mundo. Os negócios da companhia estão divididos em três principais segmentos, sendo esses: Exploração e Produção, que abrange as atividades de exploração, desenvolvimento da produção e produção de petróleo, LGN (líquido de gás natural) e gás natural, Refino, que contempla as atividades de refino, logística, transporte, aquisição e exportação de petróleo bruto, assim como a compra e venda de produtos derivados do petróleo e etanol, além da área de petroquímica e Gás & Energia, que contempla as atividades de logística, comercialização de gás natural e energia elétrica, transporte e comercialização de gás natural liquefeito (GNL) e geração de energia através de usinas termelétricas.

Tim (TIMS3)

A TIM é uma empresa de telefonia brasileira subsidiária da Telecom Italia e opera nas redes GSM, EDGE, WCDMA, HSDPA, 3G, 4G e 5G. No Brasil, foi fundada em 1995, começando suas operações em 1998.

Vale (VALE3)

A Vale é uma das maiores empresas mineradoras do mundo. Produz e comercializa minério de ferro, níquel, pelotas, minério de manganês, ferroligas, carvão cobre e outros metais. A companhia está envolvida em projetos de exploração mineral greenfield em seis países e opera um sistema de logística no Brasil e no mundo integrados a suas operações de mineração, permitindo assim entrega de seus produtos em diversos países. A companhia também investe nos setores de siderurgia e energia diretamente ou através de suas joint ventures. A companhia, além de ser uma das maiores mineradoras do mundo, apresenta uma diversificação de operações de minério de ferro no Brasil em três sistemas (Norte, Sudeste e Sul) que possuem capacidade de transporte e remessa própria.

RENDA VARIÁVEL
[email protected]

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Baixe agora o E-book Relatório Anual 2024 - O ano da virada

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...