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Mercados por TradingView

Guide empresas: L. Renner consegue boa recuperação no 4T23 e mais!

15 de março de 2024
Tempo de leitura: 13 min
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guide empresas

L. Renner (LREN3): boa recuperação no 4T23

Yduqs (YDUQ3): resultado em linha; sem destaques

Petroreconcavo (RECV3): produção de fevereiro stopa recuperação

EZTEC(EZTC3): Resultado levemente acima do esperado

Unipar (UNIP6): ainda pressionado pelo mau momento do ciclo e pela situação na argentina

Hypera (HYPE3): resultado fraco, como esperado

Cyrela (CYRE3): Lucro cresce 19% na comparação com 4T22

Panvel (PNVL3): sempre ótimo, mas em linha com o esperado

Smartfit (SMFT3): bom resultado, mas em linha com o esperado

Plano & Plano (PLPL3): resultados sólidos no 4T23

Nesta sexta-feira (15/03), os destaques se voltam para:

L. Renner (LREN3): boa recuperação no 4T23

A Renner divulgou os resultados do 4T23 ontem após o fechamento do mercado. Os números mostraram boa evolução nas vendas e rentabilidade. Esperamos uma reação positiva do mercado.

As vendas no conceito “mesmas lojas” cresceram 6,3% A/A, melhor patamar desde 2022. Além disso, as vendas digitais cresceram 17% A/A e passaram a representar 12,8% do total como pode ser visto abaixo. Outro destaque positivo foi a redução das perdas de crédito nas vendas com cartão Renner.

A receita líquida de R$ 4.251 milhões (+7% A/A) ficou em linha com o esperado. A receita foi impulsionada tanto pelo crescimento das vendas no conceito “mesmas lojas” quanto pelo crescimento das vendas on-line. A receita financeira apresentou crescimento mais modesto (+4% A/A), mas vemos o resultado financeiro como positivo em função das menores perdas de crédito. O lucro bruto do varejo foi de R$ 2.129 milhões (+7% A/A) e a margem mostrou uma leve melhora para 55,9%. O Ebitda total de R$ 1.008 milhões (+10% A/A) foi positivamente afetado pela reversão do resultado financeiro: de – R$ 35 milhões no 4T22 para +R$ 3 milhões no 4T23. O lucro de R$ 527 milhões (+9% A/A) ficou um pouco acima do esperado.

Impacto: positivo. Após diversos trimestres sofrendo com vendas fracas, resultados financeiros negativos, risco de concorrência internacional, a Renner apresentou um resultado sólido no 4T23. Esperamos uma reação positiva do mercado visto que atualmente as ações ainda precificam um cenário bastante negativo para os próximos anos.

Yduqs (YDUQ3): resultado em linha; sem destaques

A Yduqs divulgou os resultados do 4T23 ontem após o fechamento do mercado. Os números foram bons, mas em linha com o consenso do mercado. Esperamos uma reação neutra do mercado.

A base de alunos da Yduqs aumentou 9% A/A para 1.308 mil alunos, com destaque para o crescimento de mais de 10% tanto na base digital quanto na base “premium” (Ibmec + cursos de medicina). Além disso, o ticket médio cresceu ~10% em todos os segmentos, resultado bem acima da inflação do período. Do lado negativo, a base de alunos presencial (excluindo cursos premium) caiu 2% A/A.

A receita líquida de R$ 1.230 milhões (+12% A/A) ficou em linha com o esperado. Como já destacado, o crescimento da receita veio principalmente da base premium (+16% A/A) e do ensino digital (+18% A/A), enquanto o ensino presencial mostrou crescimento bem mais modesto na receita (+5% A/A). Os custos dos serviços prestados aumentaram apenas 7% em função principalmente da redução nos custos com aluguéis (-51% A/A). Como consequência, o lucro bruto aumentou 16% para R$ 689 milhões. O Ebitda de R$ 345 milhões (+10% A/A) ficou em linha com o esperado e foi negativamente afetado pelo aumento nas despesas administrativas (+31% A/A), principalmente despesas como PDD e pessoal. O lucro de R$ 12 milhões ficou marginalmente acima do esperado.

Impacto: neutro. Os números ficaram em linha com o esperado. A base mostrou crescimento sólido, assim com o ticket médio. O fluxo de caixa elevado foi outro ponto positivo do resultado. Do lado negativo, as despesas apresentaram crescimento elevado e evitaram um crescimento maior do Ebitda e do lucro.

Petroreconcavo (RECV3): produção de fevereiro stopa recuperação

Ontem a Petroreconcavo divulgou seu relatório de produção do mês passado. Abaixo apresentamos o histórico de produção e entregas:

A produção consolidada no mês foi de 26,25 mil barris de petróleo por dia (boed), queda de aproximadamente 3,6% contra o mês passado.

No Ativo Potiguar, a produção totalizou 13.923 boe/dia, sendo 9.239 boe/dia de petróleo e 4.683 boe/dia de gás. A diminuição mensal na produção de petróleo foi influenciada pelo crescimento no número de falhas nos poços, causadas por chuvas e tempestades regionais que resultaram em várias flutuações e interrupções nas redes elétricas locais. Contudo, a produção de gás permaneceu constante na comparação mensal, apesar dos impactos mencionados, graças à retomada da produção de poços de gás não associado e projetos de workover para aprimorar a produção.

No Ativo Bahia, a produção alcançou 12.332 boe/dia, com 6.044 boe/dia de petróleo e 6.288 boe/dia de gás. A redução mensal foi afetada pela interrupção do sistema de compressão, devido à manutenção na UTG Catu, e a parada programada da TAG. Além disso, em fevereiro, houve um aumento sazonal no número de falhas nos poços, que já estão em processo de reparo.

No total foram produzidos 813 mil de barris de petróleo no mês, enquanto as vendas totalizaram 713 mil barris de petróleo: a companhia produziu mais do que vendeu. Nada preocupante. Mês passado foram vendidos mais barris do que produzidos.

Impacto: negativo. No consolidado a produção teve queda de 3,6% na comparação mensal. Um serie de falhas temporárias causaram o problema. 

EZTEC(EZTC3): Resultado levemente acima do esperado

Ontem a Eztec divulgou seu resultado referente ao quarto trimestre de 2023. A incorporadora reportou um lucro 164% acima do 4T22 e 9% acima do esperado pelo mercado. O resultado foi impulsionado pelo lançamento de imóveis próprios, projetos de alta renda em joint-venture, concessão de crédito ao financiamento e redução dos lançamentos para focar nas negociações das unidades em estoque.

No ano de 2023, a empresa entregou um VGV 2,4x maior que o ano de 2022, entregando nove projetos finalizados, sendo esse o maior volume entregue em um ano da história da empresa. Mesmo assim, a Eztec terminou o ano com a redução de 6,3% do seu estoque total.

A empresa teve um aumento da margem bruta de 8,5 p.p. em relação ao mesmo período do ano anterior, proveniente de uma maior receita de venda de imóveis, e do reconhecimento contábil de R$70 milhões após fim da suspensão da cláusula suspensiva do projeto Lindenberg Ibirapuera.

Houve redução com os custos de obra, mas aumento das despesas comerciais devido às campanhas voltadas para a venda dos estoques prontos e em construção. A Eztec terminou o ano com a margem bruta em 33,3% frente os 24,8% no ano de 2022.

Impacto marginalmente positivo. A empresa vem adotando uma postura cautelosa em seus lançamentos devido o foco na venda do seu estoque e observando o cenário da redução dos juros. Conseguindo ganhar de margem bruta ao longo dos últimos resultados e reduzindo seu estoque.

Unipar (UNIP6): ainda pressionado pelo mau momento do ciclo e pela situação na argentina

A Unipar acaba de divulgar seu resultado referente ao quarto trimestre de 2023. Abaixo apresentamos a taxa de utilização e a evolução dos preços dos seus produtos de PVC e Soda Cáustica:

Taxa de utilização. A utilização média da capacidade instalada de produção das três plantas foi de 79% no 4T23, levemente abaixo dos 81% registrados no 3T23. A planta de Bahía Blanca foi paralisada após os eventos meteorológicos que afetaram a Argentina em dezembro de 2023.

Preços. Com relação aos preços internacionais, o valor médio da soda líquida do 4T23 reduziu 4% em relação ao 3T23 e decorrente de recuo na demanda internacional ao longo de 2023, causando um desequilíbrio na relação oferta x demanda. Para o PVC, o preço médio internacional, no 4T23, registrou queda de 8% em relação à média do 3T23 e de 55% em relação à média do 1T22, influenciado, também, pela demanda do produto ao longo de 2022 e 2023.

EBITDA. No trimestre, os efeitos de inflação e desvalorização cambial na Argentina impactaram materialmente a companhia. O EBITDA ajustado no 4T23 foi de R$ 236,5 milhões, queda de 24,3% em relação ao 3T23 e de 32,7% em relação ao 4T22. Essa queda foi principalmente devido a queda dos preços das commodities.

Impacto: marginalmente negativo. A companhia segue sendo impactada negativamente pelo mal momento do ciclo econômico petroquímico. Além disso, a severa situação econômica na argentina também prejudica suas operações no país. A taxa de utilização apresentou queda, bem como o preço do PVC e Soda.

Hypera (HYPE3): resultado fraco, como esperado

A Hypera divulgou números fracos no 4T23, como esperado. As vendas foram negativamente afetadas pela redução nas vendas de medicamentos associados à gripe e pela redução dos estoques nas farmácias, reflexo da menor concessão de crédito/prazo por parte dos grandes distribuidores de medicamentos. Além disso, a empresa divulgou o guidance para 2024, com números levemente abaixo do consenso. Esperamos uma reação marginalmente negativa.

A receita da Hypera foi de R$ 1.847 milhões (-13% A/A), negativamente impactada pelos fatores já mencionados acima. Apesar da forte contração A/A, o número ficou em linha com o esperado. O lucro bruto foi de R$ 1.146 (-13% A/A) caiu na mesma proporção da receita. Do lado negativo, o Ebitda de R$ 581 milhões (-21% A/A) ficou abaixo do esperado, com redução sensível da margem da Hypera: isto é resultado de despesas relativamente estáveis e vendas em queda. A Hypera destacou que houve alguns pequenos aumentos nas despesas, como P&D, tecnologia e visitas e amostras na parte comercial. O lucro líquido de R$ 308 milhões também ficou abaixo do esperado.

Além dos resultados do 4T23, a Hypera divulgou o guidance para 2024: a receita deve atingir R$ 8,6 bi (um pouco abaixo dos R$ 8,8 bi do consenso atualmente), o Ebitda deve atingir R$ 3,0 bilhões (+8% A/A) e o lucro ser de R$ 1,85 bi (estável A/A). Em linhas gerais, o guidance está um pouco abaixo dos números do consenso.

Cyrela (CYRE3): Lucro cresce 19% na comparação com 4T22

A Cyrela divulgou seu resultado referente ao quarto trimestre de 2023. O lucro da incorporadora foi de R$ 248 milhões, 19% acima da comparação com o 4T22 e 16% na comparação entre os anos completos. O resultado foi proveniente do aumento no volume de lançamentos e de um aumento de 25% na receita. Além disso, houve ganho de margem de 2,3 p.p., visto que os custos aumentaram menos que a receita, o que ajudou a alavancar os resultados.

A empresa terminou o ano de 2023 com um VGV 13% menor do que o ano passado e um VSO 0,5 p.p. abaixo, mas num bom patamar de 47%.

O resultado financeiro do trimestre foi positivo em R$ 34 milhões, acima dos R$ 26 milhões registrados no 4T22. A incorporadora informou que a CashMe, empresa de crédito que é controlada pela Cyrela, teve um impacto positivo de R$ 185 milhões no ano. A Cyrela teve um aumento de 10,7% da Dívida Líquida/Patrimônio Líquido em relação ao 3T23, mas ainda se encontra em um nível saudável de alavancagem.

Impacto positivo. A empresa entregou sólidos resultados operacionais e financeiros, dado o cenário de juros elevados no Brasil durante o ano de 2023. Com a redução dos juros, a tendência é que a empresa possa acelerar o passo no seu ritmo de lançamentos e entregas.

Panvel (PNVL3): sempre ótimo, mas em linha com o esperado

Ontem a Panvel divulgou seu resultado referente ao quarto trimestre de 2024. Abaixo apresentamos o ciclo caixa e market share do trimestre:

Receita. A receita bruta consolidada (que contempla as vendas do varejo, do atacado e de outras unidades de negócio da Companhia) foi de R$ 1.315,1 milhões no 4T23, o que representa um crescimento de 12,9% em relação ao 4T22. No trimestre a Panvel alcançou market share de 12,7% na Região Sul, evolução de 0,4 p.p. sobre o mesmo período do ano anterior.

Ciclo caixa. No quarto trimestre de 2023, a empresa continuou a mostrar progresso no seu Ciclo de Caixa, com uma diminuição de 7 dias em relação ao mesmo período do ano anterior. Este avanço é o resultado da estratégia de estender os prazos de pagamento aos fornecedores e manter um estoque estável e consistente.

EBITDA. No 4T23 o EBITDA ajustado foi de R$ 68,7 milhões, crescimento de 17,1% em relação ao 4T22. A companhia relata que os ganhos vieram de maior eficiência das operações.

Por fim faremos uma análise de valuation da companhia:

O EV/EBITDA projetado pela média dos analistas de mercado para os próximos 12 meses vale 4,3 atualmente, aproximadamente um desvio padrão abaixo da média dos últimos 5 anos. Portanto a companhia está descontada.

Impacto: neutro. A companhia segue tendo ganhos de eficiência e market share. O resultado veio em linha com o esperado.

Smartfit (SMFT3): bom resultado, mas em linha com o esperado

A Smartfit divulgou bons resultados mais uma vez, com forte crescimento da receita, margens crescendo. Contudo, os números ficaram em linha com o esperado. Esperamos uma reação neutra dos investidores.

A Smartfit terminou 2023 com 1.438 academias (+132 inaugurações no 4T23), o que representa um crescimento de 18% A/A. A base de alunos cresceu em linha com a evolução das academias, +17% A/A. A Smartfit segue expandindo para o exterior, com operações relevantes no México e outros países da América Latina (no 4T23 foi inaugurada a primeira academia no Uruguai).

A receita de R$ 1.131 milhões (+33% A/A) ficou em linha com o esperado. A receita foi impulsionada pelo crescimento da base de clientes e pelo crescimento do ticket médio (+6% A/A). A receita também foi positivamente afetada que pela aquisição de 100% das operações no Panamá e Costa Rica. Com o crescimento das unidades, cresceu também o custo da operação (+21% A/A). Os custos cresceram em praticamente todas as linhas (ocupação, pessoal etc.) e na mesma magnitude (ao redor de 20%, bem em linha com o crescimento da rede). A margem bruta aumentou para 50%. Com o crescimento da rede, as despesas também cresceram. Mesmo assim, a margem Ebitda aumentou para 29,4% (de 26,9% no 4T22). O lucro cresceu para R$ 686 milhões, mas foi positivamente impactado por ganhos tributários e ganhos da reavaliação da participação no Panamá e Costa Rica. Excluindo estes efeitos, o lucro seria de R$ 209 milhões, positivamente afetado pela maior alavancagem operacional.

Plano & Plano (PLPL3): resultados sólidos no 4T23

A Plano & Plano divulgou resultados fortes no 4T23, acima do esperado, com crescimento elevado da receita e do lucro. Esperamos uma reação positiva.

A prévia operacional já havia sido divulgada e mostrou crescimento elevado tanto dos lançamentos (+40% A/A) quanto das vendas (+19% A/A), com velocidade de vendas (VSO) também elevada de 49,5%. Como resultado do ritmo elevado de vendas, a receita atingiu R$ 640 milhões (+47% A/A) e ficou um pouco acima do esperado como pode ser visto na figura abaixo. Além do crescimento elevado da receita, os resultados foram positivamente afetados pelos custos relativamente contidos: o lucro bruto aumentou para R$ 210 milhões (+54% A/A). A margem bruta ficou estável em 34%, mas foi negativamente afetada pelos projetos do “Pode Entrar”, programa de habitação popular do governo do Estado de São Paulo. Apesar destes projetos terem margem menor, o resultado ainda é positivo para a Plano & Plano. O Ebitda de R$ 112 milhões (+36% A/A) também ficou acima do esperado e foi positivamente afetado por despesas comerciais e administrativas relativamente estáveis (crescimento de ~16% A/A ante crescimento de 47% da receita). O lucro líquido de R$ 83 milhões também ficou um pouco acima do esperado e a margem ficou estável em 13%.

Impacto: positivo. Assim como a Cury, a Plano & Plano apresentou bons resultados no 4T23, com forte crescimento da receita e margens elevadas. Esperamos uma reação positiva.

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