Mercados por TradingView
Vivara (VIVA3): queda de 9% no lucro
Tupy (TUPY3): ventos favoráveis e desfavoráveis se anulam
Even: resultados muito fortes no 4T23
Nesta sexta-feira (22/03), os destaques se voltam para:
A Vivara apresentou resultados fracos no 4T23. A empresa reportou um crescimento da receita liquida de 21% na comparação A/A, com destaque para crescimento de 15% de Same Store Sales e o crescimento de receita de 77% da linha Life. O bom resultado da empresa está ligado à categoria de joias, que registrou um crescimento de 18,7% explicado pela assertiva estratégia de ajuste de mix.
Do lado negativo, as despesas com vendas com aumentaram 31%, pressionando as margens da empresa. Esse aumento foi motivado pela reclassificação de despesas, pela adição de 61 lojas nos últimos 12 meses, pelo aumento das despesas com consultorias das vendas digitais e pelos gastos relacionados à manutenção de lojas. A empresa teve novamente um aumento de 36% não-recorrente de deduções de receita devido à reclassificação de dois tributos que até março de 2023 estavam registrados na conta de “Impostos e Taxas”, nas despesas de vendas.
A Vivara reportou um aumento de 12% no Ebitda ajustado, chegando a R$200 milhões, mas houve redução na margem Ebitda ajustada de 1,9 p.p., para 25,8%. O impacto foi principalmente pelo menor crédito presumido gerado no período e pelo aumento de despesas operacionais.
A Vivara registrou lucro líquido de R$144,1 milhões no trimestre e margem líquida de 18,5%, uma redução de 8,6% na margem, explicada pelo menor resultado operacional, aumento nas despesas financeiras e pelo efeito não recorrente de impostos.
A empresa segue com endividamento líquido em um patamar saudável, sendo apenas 0,1x o Ebitda ajustado. No 4T23, a Companhia gerou R$126,1 milhões de caixa operacional, +56,9% A/A. Resultado beneficiado, pela menor alocação em estoques.
Impacto: negativo. A empresa teve um trimestre mais fraco proveniente de alguns não recorrentes, que se soma ao ruído relacionado à mudança no CEO. Na visão de longo prazo, a empresa segue com crescimento forte e sem comprometer a estrutura de capital.
Na segunda-feira a Tupy divulgou seu resultado referente ao quarto trimestre de 2023. Abaixo apresento o gráfico da receita líquida, custos e EBITDA ajustado:
Receita líquida. A Tupy reportou uma receita líquida de R$ 2,6 bilhões (ou R$ 2,0 bilhões se desconsiderarmos as vendas de MWM, representando uma queda de 13% ano a ano em uma base comparável). Os principais motivos foram: (i) desempenho de vendas abaixo do esperado no mercado doméstico, particularmente em Componentes Estruturais e Contratos de Fabricação (refletindo os efeitos duradouros do Euro VI e uma sazonalidade mais baixa), e (ii) retração nas receitas dos mercados internacionais (-4% ano a ano), com veículos off-road se destacando negativamente (-20% ano a ano, devido à menor demanda agrícola e impactos cambiais).
Custos. No 4T23, o Custo dos Produtos Vendidos foi de R$ 2,2 bilhões, incluindo os custos da MWM. Houve uma queda de 11% no volume produzido em relação ao 4T22, devido à redução da demanda no Brasil e no exterior. A produção de caminhões no Brasil também diminuiu, afetando as operações de montagem de motores de terceiros e levando a uma menor eficiência operacional. A apreciação do Peso Mexicano impactou os custos, que representam cerca de 20% dos custos totais da empresa. No entanto, várias iniciativas de redução de custos e despesas, além de ganhos de produtividade e sinergias capturadas, ajudaram a mitigar esses fatores.
EBITDA. A combinação de vários fatores resultou em um EBITDA de R$ 267 milhões com uma margem de 10,2%, um aumento de 220 pontos-base em relação ao ano anterior. O resultado foi influenciado por indicadores da MWM, a apreciação do Real em relação ao Dólar, a mudança para o padrão Proconve P8 / Euro 6 nos motores, e a queda do preço das commodities agrícolas. Além disso, a inflação de serviços e mão de obra, bem como a redução dos volumes produzidos, também afetaram a comparação. No entanto, várias iniciativas de gestão, incluindo projetos de eficiência operacional e negociações contratuais, ajudaram a compensar esses fatores. Além disso, a empresa superou seu plano de negócios na captura de sinergias de aquisições.
Impacto: neutro. A companhia foi negativamente impactada pela passagem do Euro 6, taxa de câmbio e a sazonalidade. Mas esses efeitos foram compensados pelo aproveitamento de sinergias da MWM, redução de custos e despesas, O resultado veio em linha com a expectativa de mercado.
A Even divulgou resultados muito fortes no 4T23. Os lançamentos aumentaram para quase R$ 1 bilhão no 4T23, impulsionando as vendas que atingiram R$ 523 milhões (+126% A/A). Como resultado das vendas fortes, a receita aumentou 89% para R$ 939 milhões. O lucro bruto de R$ 234 milhões (+142% A/A) ficou cerca de 25% acima do esperado e a margem aumentou para 26%. A margem elevada foi impulsionada pelos lançamentos de projetos de luxo, onde as margens são maiores. O Ebitda de R$ 143 milhões também ficou acima do esperado. O lucro de R$ 57 milhões ficou em linha com o esperado e foi negativamente afetado por despesas financeiras maiores e maior pagamento de impostos.
Esperamos uma reação positiva. Em função dos lançamentos e vendas elevadas, em projetos de margem alta, devem manter os resultados crescendo nos próximos trimestres.
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