CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Guide empresas: FW: Aceleração do crescimento ajuda ações cíclicas

3 de abril de 2024
Tempo de leitura: 1 min
Compartilhar
guide empresas

Aceleração do crescimento ajuda ações cíclicas

Nesta quarta-feira (03/04), os destaques se voltam para:

Aceleração do crescimento ajuda ações cíclicas

Nos últimos meses, o crescimento econômico no Brasil apresentou aceleração significativa. Desde meados de 2023 os dados vêm mostrando sinais de recuperação. Ainda não está claro em nossa visão quais fatores estão levando à esta aceleração do crescimento, mas os dados mais recentes indicam que ela deve continuar. Por exemplo, os dados de criação de emprego do Caged referentes a fevereiro mostraram uma melhora sobre os dados elevados de janeiro. Como pode ser visto abaixo, a renda disponível vem crescendo e impulsionando diversos indicadores como vendas no varejo, pesquisa de serviços etc.

Se o crescimento continuar acelerando, é provável que os investidores passem a preferir ações mais cíclicas nos próximos meses. A queda dos juros é um fator que pode acelerar o crescimento nos próximos também: historicamente a atividade econômica reage ao corte dos juros com 6 a 12 meses de “atraso”. Ou seja, com o início do corte dos juros no 3T23, o crescimento deveria acelerar principalmente na segunda metade de 2024 (ou seja, em breve).

Para tentar entender quais ações podem se beneficiar do crescimento econômico, estimamos uma regressão com o retorno de todos os ativos do IBrX-100 e como variáveis explicativas o retorno do Ibovespa, a variação na taxa de juros de 5 anos e também a variação na expectativa de crescimento pela Pesquisa Focus. Como pode ser visto na figura abaixo, as empresas mais sensíveis ao crescimento econômico são também as mais sensíveis ao crescimento econômico. Como esperado, a maioria das empresas exportadoras tem relação negativa com estas variáveis (provavelmente pelo efeito do câmbio, que é negativamente correlacionado com os juros).

Onde investir? Os bancos oferecem uma sensibilidade positiva em relação ao crescimento do PIB mas são menos afetadas pelos juros (os juros são tanto receita quanto despesas para os bancos). Além dos bancos, empresas de varejo também possuem sensibilidade elevada ao crescimento econômico. Nestes grupos, alguns nomes que vemos bons fundamentos são Banco Pactual, Itaú Unibanco, Lojas Renner, Assaí e Grupo SBF (Centauro).

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...