CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Guide empresas: Justiça volta a suspender operação da Vale em Onça-Puma

4 de abril de 2024
Tempo de leitura: 2 min
Compartilhar
guide empresas

Vale: Justiça volta a suspender operação em Onça-Puma

Educação: crescimento desacelera e ainda pressiona ticket médio

Nesta quinta-feira (04/04), os destaques se voltam para:

Vale: Justiça volta a suspender operação em Onça-Puma

A Vale informou ontem que o Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) suspendeu a liminar que autorizava o funcionamento da mina de Onça Puma. Esta mina havia tido sua licença suspensa pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará (SEMAS) em fevereiro. A Vale havia obtido decisão liminar reestabelecendo o funcionamento da mina poucos dias depois. Ontem a Vale informou que TJPA aceitou pedido do Estado do Pará suspendendo novamente a operação. A Vale informou ainda que irá tomar medidas para reverter a decisão do TJPA.

Impacto: marginalmente negativo. A operação de Onça Puma é responsável por uma parcela pequena da produção total de níquel da Vale. E a operação de níquel é responsável atualmente por uma parcela pequena da receita total da Vale, fazendo com o impacto financeiro desta decisão seja pequeno. Além disso, é provável que a Vale consiga reverter a decisão nos próximos meses.

Educação: crescimento desacelera e ainda pressiona ticket médio

As empresas de educação divulgaram resultados fracos no 4T23 em nossa visão. Na maioria dos casos, houve crescimento da base de alunos, mas ao custo de redução no ticket médio (valor das mensalidades). Aparentemente, a migração dos alunos do ensino híbrido ou on-line para presencial tem exigido mensalidades menores, o que pressionou as margens das empresas do setor.

Como pode ser visto na figura abaixo, o crescimento da receita e Ebitda desacelerou no 4T23 (foi maior no ano de 2023 do que na “ponta”, ou seja, no 4T23). Apesar do esforço no controle de custos, os resultados em nossa visão foram fracos em função da desaceleração no crescimento na base de aluno e pela pressão no ticket médio mencionada anteriormente.

A base de alunos total mostrou boa evolução no 4T23 como pode ser visto na figura abaixo, com destaque para o contínuo crescimento da base presencial. Contudo, esse crescimento tem ocorrido ao custo de mensalidades mais baixas. A maior parte das empresas citou concorrência elevada e pressão nas mensalidades. A Anima e a Yduqs foram os destaques positivos neste aspecto: conseguiram elevar o ticket mesmo em um ambiente mais difícil.

Em nossa visão, os resultados do setor no 4T23 foram bons, mas mostraram desaceleração significativa no 4T23 em relação aos trimestres anteriores. Além disso, dado que o impacto negativo da pandemia já ficou para trás, o crescimento daqui pra frente deve continuar diminuindo. Programas de auxílio ao ensino podem ser um fator positivo para este setor no futuro, mas há uma chance maior que isso ocorra apenas mais próximo da eleição de 2026. Já do lado negativo, a possibilidade de mudanças na regulação do ensino digital é um risco relevante pro setor. Mantemos nossa visão positiva com Cruzeiro do Sul pelo valuation descontado e Yduqs pela maior participação de cursos “premium” (como medicina e Ibmec).

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...