CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Guide empresas: Juros nos EUA segue pressionando Ibovespa

16 de abril de 2024
Tempo de leitura: 3 min
Compartilhar
guide empresas

Juros nos EUA segue pressionando Ibovespa

Vale (VALE3): TJPA suspende mina de Sossego

MRV & Co. (MRVE3): boa prévia operacional no 1T24

Nesta terça-feira (16/04), os destaques se voltam para:

Juros nos EUA segue pressionando Ibovespa

A alta dos juros nos EUA segue pressionando os ativos brasileiros. Como pode ser visto abaixo, as taxas de juros nos EUA aumentaram sensivelmente neste ano e já estão perto das máximas observadas no final de 2023. Além da alta nos juros dos EUA, o mercado local ainda foi pressionado pela situação fiscal ruim do país, que também tem pressionado as taxas de juros locais. Como pode ser visto abaixo, as taxas de juros no Brasil também estão em alta desde o início do ano.

Esta deterioração no cenário econômico vem pressionando os ativos brasileiros, como o Ibovespa e o Real. Como pode ser visto na figura abaixo, desde jan/24 o Ibovespa vem caindo enquanto o Real vem depreciando.

Apesar da queda dos últimos dias, o mercado ainda não está em níveis de stress elevado pelos nossos cálculos. Como pode ser visto abaixo, nosso indicador de stress no mercado, calculado a partir de diversos indicadores como IFR do Ibovespa, ações na máxima vs ações na mínima etc., ainda está em níveis moderados.

Acreditamos que apesar da queda, um repique no curto prazo ainda não é claro. Os dados econômicos estão surpreendendo negativamente e a queda nos mercados não foi suficiente para indicar que o mercado já chegou em níveis de “pânico”, o que indicaria que um repique é provável. Entre os setores, acreditamos que neste momento empresas mais defensivas e/ou exportadoras devem continuar tendo melhor desempenho.

Vale (VALE3): TJPA suspende mina de Sossego

A Vale informou ontem que o Tribunal de Justiça do Pará suspendeu decisão liminar que permitia a mineração na mina de Sossego (PA). A Vale já havia perdido a licença de operação concedida pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará (SEMAS) em fevereiro, mas havia recebido decisão liminar provisória que permitia a manutenção da operação. Ontem a Vale avisou que o TJPA suspendeu a liminar. Desta forma, a Vale voltou a ter a licença de operação suspensa. A Vale informou que irá tomar as decisões cabíveis para retomar as operações. Vemos a decisão como levemente negativa. A mina de Sossego é responsável por cerca de 20% da produção de cobre da Vale. A receita de cobre equivale a cerca de 10% da receita total da Vale.

MRV & Co. (MRVE3): boa prévia operacional no 1T24

A MRV divulgou bons indicadores operacionais no 1T24, com crescimento das vendas contratadas e recuperação nos preços, como pode ser visto na figura abaixo. A empresa também destacou que a margem bruta das vendas contratadas no 1T24 foi a maior dos últimos sete anos. Esperamos uma reação neutra. Apesar dos números bons de vendas, a MRV vem sofrendo por conta as revisões de estimativas de lucro que foram negativamente afetadas, entre outros fatores, por despesas financeiras maiores.

Os números foram positivamente afetados pelas operações da MRV no Brasil e negativamente afetado pelas operações nos EUA (Resia), que não teve lançamentos no 1T24. A Luggo e a Urba também apresentaram resultado fraco no trimestre. A geração de caixa foi levemente negativa no 1T24 (-R$ 19 milhões na MRV Incorporação) em função da desaceleração nos recebimentos.

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...