CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Guide empresas: Fundos de infraestrutura se seguram em meio à sell-off

17 de abril de 2024
Tempo de leitura: 3 min
Compartilhar
guide empresas

Fundos de infraestrutura se seguram em meio à sell-off

Vale: prévia operacional fraca, mas em linha com o esperado

Nesta quarta-feira (17/04), os destaques se voltam para:

Fundos de infraestrutura se seguram em meio à sell-off

O ano de 2024 está sendo marcado pela alta das taxas de juros, o que está pressionado o preço doas ativos de forma geral. Como pode ser visto na figura abaixo, o IMA-B, indicador tradicional do mercado de renda fixa no Brasil está em queda de ~1% em 2024. Com a queda de ontem, o IRFM (outro indicador tradicional do mercado de renda fixa local) está muito perto de zerar os ganhos de 2024. Por outro lado, índices como o IFIX e os FI-Infra estão em alta de ~3% no ano.

Acreditamos que o bom desempenho destes ativos se deve à perspectiva de corte de juros e também proventos elevados. Contudo, com o aumento das taxas de juros de mercado nos últimos dias, acreditamos que a atratividade destes ativos diminuiu em termos relativos.

Atualmente, as taxas das NTN-Bs estão acima de 6% (ou seja, IPCA+6% ou mais). Alguns fundos de infraestrutura estão sendo negociados com taxas similares a estas. Ou seja, o spread de crédito está perto de zero nestes fundos. Acreditamos que dada esta situação, seja prudente reduzir a alocação nesta classe, esperando um momento melhor para voltar. A elevação nas taxas das NTN-Bs e taxas “pré” de forma geral ocorreu muito rápido e os fundos imobiliários e fundos de infraestrutura não acompanharam. Contudo, a continuidade deste movimento pode gerar uma “correção” nestes ativos também.

Apesar da carteira dos fundos de infraestrutura ter um spread positivo em relação à NTN-B, alguns fundos estão sendo negociados acima do valor patrimonial, o que reduz o rendimento para os cotistas. Além disso, os fundos possuem taxas de administração, que também reduzem o retorno para os cotistas.

A situação é pior no JURO11 e KDIF11, dois fundos que pelas cotações atuais devem render ao redor de IPCA+6,0% nos próximos anos, ou seja, nenhum prêmio em relação à NTN-B. Por outro lado, fundos com Bocaina (BODB11) e o BTG Infra (BDIF11) ainda pagam spread relevantes em relação à NTN-B visto que estes fundos ainda não negociam com prêmios em relação ao valor patrimonial. O NU Infra (NUIF11) também é um fundo com preços de mercado em linha com o valor patrimonial e onde o carregamento ainda é positivo vis-à-vis à NTN-B.

Vale: prévia operacional fraca, mas em linha com o esperado

A Vale divulgou a prévia operacional do 1T24 ontem após o fechamento do mercado. Os dados mostraram uma melhora nas vendas, mas preços mais baixos, acompanhando a queda dos preços dos metais no mercado internacional. Em linhas gerais, os dados vieram em linha com o guidance da empresa. Esperamos uma reação neutra do mercado hoje.

A produção de minério foi de 70,8 milhões de toneladas (+6% A/A) e as vendas de 63,8milhões de toneladas (+15% A/A). O aumento das vendas foi impulsionado pela melhoria nas condições de transportes vs o 1T23. O preço acompanhou a queda no mercado internacional. A Vale destacou que continuou dando prioridade para produtos de maior valor agregado e onde os spreads estão maiores.

Na operação de cobre, a produção aumentou principalmente por conta da expansão da operação em Salobo. Já os preços mais baixos refletem a queda no mercado internacional. Vale destacar que o preço do cobre apresentou alta ao longo do 1T24 e 2T24, o que deve ser refletido nos próximos resultados. No caso da operação de níquel, a produção no Brasil (Onça Puma) foi menor por conta de paradas para manutenção, o que impactou negativamente a produção e as vendas.

Impacto: neutro. A melhora nas vendas já era esperada em função do aumento das exportações do Brasil já divulgados pela Secex. Os preços mais baixos refletem preços menores no mercado internacional. Vale destacar que o preço dos metais vem apresentando alta nas últimas semanas, o que deve impactar positivamente os resultados do 2T24.

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...