CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Guide empresas: Privatização da SABESP é aprovada em 1º turno de SP

18 de abril de 2024
Tempo de leitura: 3 min
Compartilhar
guide empresas

Sabesp (SBSP3): privatização aprovada em 1º turno de SP

Mercado considera altamente provável fusão entre 3R e Enauta

Nesta quinta-feira (18/04), os destaques se voltam para:

Sabesp (SBSP3): privatização aprovada em 1º turno de SP

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou em primeiro turno a privatização da Sabesp. O texto precisa ser aprovado em dois turnos e a próxima votação deve ocorrer no dia 27 de abril. O texto foi aprovado por 36 votos favoráveis (e 18 votos contrários). A aprovação é mais um passo importante no processo de privatização da Sabesp, que deve ser concluído ainda em 2024.

Impacto: marginalmente positivo. A aprovação pela Câmara Municipal de São Paulo já era esperada, mas ainda assim deve ter um impacto positivo já que é mais um passo na direção da privatização, que pode ser concluída ainda em 2024. Mantemos nossa visão positiva com Sabesp.

Mercado considera altamente provável fusão entre 3R e Enauta

Recentemente a Enauta atravessou as negociações entre Petroreconcavo e 3R propondo uma fusão alternativa: Enauta e 3R. Acreditamos ambas as fusões são altamente prováveis de acontecer dado os fortes ganhos de sinergia entre as companhias. No dia 9 de abril, Enauta e 3R assinam um “Memorando de Entendimentos” com objetivo de definir algumas obrigações e termos da futura combinação. Entre eles, foi estabelecido o termo de troca das ações. Os acionistas da Enauta receberam as ações da 3R no que equivalerá a 47% do total da empresa fundida. Portanto, com o anúncio do termo de troca e a alta probabilidade de que a fusão se concretize, as ações de 3R e Enauta deveriam ter retornos muito próximos. Para podermos verificar se de fato o mercado atualmente considera as duas empresas como uma só analisaremos o ratio entre o preço das ações da RRRP3 e ENAT3.  O valor do ratio foi calculado como segue as fórmulas abaixo. O valor de mercado antes e após a fusão devem manter-se o mesmo. Para mensurar o valor de mercado multiplica-se o preço da ação pelo número de ações de cada companhia. No caso, após a fusão, apenas haverá ações da 3R, quanto que os acionistas da Enauta receberão 47% das ações totais da 3R. A Enauta possui 265,8 milhões de ações ordinárias enquanto a 3R tem 240,4 milhões de ações.

Veja abaixo como se comportou o ratio no intraday dias antes e após 9 de abril (anúncio do termo de troca):

Notamos que antes do anuncio o ratio se desviava bastante do ratio calculado de 1,2469. Na abertura do 10 de abril, a ação abre por volta de 1,3 longe do valor mensurado. Rapidamente o preço das ações corrige e busca se aproximar do ideal. Nos dias que seguem o ratio se mantem dentro de um intervalo máximo de 1,275 e 1,236. Aparentemente o mercado já considera que a fusão acontecerá dentro do termo de troca proposto.

Uma forma de se aproveitar dessa análise seria através de uma operação de long & short. Contudo, ambas companhias estão com uma taxa de alguém muito elevada (31% para RRRP3 e 12% para ENAT3). Então recomendamos para aqueles que acreditam na tese de investimentos da companhia, trocar as ações de 3R ou Enauta a depender do ratio. Quando o ratio atingir o valor de 1,275 (3,2% acima do ratio ideal) recomendamos trocar 3R por ENAT3. E se o ratio atingir o nível de 1,207, sugerimos trocar Enauta por RRRP3.

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...