CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Juros altos derruba Ibovespa no 1T24

27 de março de 2024
Tempo de leitura: 5 min
Compartilhar

Ações menos voláteis foram favorecidas em 2024

Apesar dos recordes nas bolsas internacionais, o Ibovespa teve desempenho fraco no primeiro trimestre do ano. Em nossa visão, isso está associado à perspectivas de menos cortes de juros nos EUA e resgates de investidores estrangeiros, que pressionaram o mercado local.

O ano começou com os investidores esperando que o FOMC reduzisse a taxa de juros nos EUA já em março (na reunião do último 20/mar), o que não ocorreu. Ao longo do ano, as expectativas foram sendo ajustas e a expectativas de corte de juros sendo levadas cada vez mais para frente. Atualmente, o cenário base ainda é que o FOMC comece a reduzir os juros neste ano, mas começando apenas no segundo semestre. A menor expectativa de corte de juros atrapalhou o fluxo para países emergentes como o Brasil. Como pode ser visto na figura abaixo, ao longo de 2024 a curva de juros nos EUA se deslocou pra cima (expectativa de juros maiores) e o fluxo de investidores estrangeiros ficou negativo durante boa parte do trimestre.

A altas nas taxas de juros nos EUA impactou também as taxas de juros no Brasil. Como pode ser visto na figura abaixo, as taxas de juros nos Brasil subiram marginalmente em 2024 apesar da queda da Selic. Acreditamos que isto se deve à pressão dos juros de mercado maiores nos EUA e também aos dados piores de inflação e atividade econômica no Brasil. Até agora em 2024 os dados de inflação tem surpreendido levemente para cima (pior) assim como os dados de atividade econômica. Apesar dos juros elevados, a economia brasileira parece estar crescendo mais rápido desde o final de 2023 e em 2024, o que pode reduzir o ímpeto do Copom com relação aos próximos cortes na taxa Selic.

Outro fator que pesou contra o Ibovespa em 2024 até agora foram as revisões nas estimativas. Ao contrário do que vem ocorrendo nos EUA, onde os lucros estão sendo impulsionados por empresas de tecnologia, no Brasil as expectativas de lucro do Ibovespa ficaram paradas nos últimos meses. Em linhas gerais, os resultados do 4T23 divulgado ao longo das últimas semanas foram “mornos”: alguns casos como Vale e Ambev desapontaram e alguns outros surpreenderam positivamente como BRF, Caixa Seguridade e Porto Seguro. Mas no agregado, os resultados não foram suficientes para “puxar” o Ibovespa.

Em meio à esta piora dos mercados, os investidores tomaram posições mais conservadoras no último trimestre. Abaixo apresentando a correlação entre o desempenho das ações em 2024 (até março) e alguns indicadores como revisão de projeções de lucro, tamanho da empresa, relação preço/valor patrimonial e também volatilidade.

Como pode ser visto na figura, a variável que tem a melhor ajuste com a performance das ações em 2024 é a volatilidade: empresas menos voláteis estão tendo desempenho melhor. Os demais fatores não têm uma relação clara com a performance das ações neste ano. Apesar do Ibovespa estar tendo desempenho melhor que o índice de Small Caps, a relação entre o tamanho da empresa e o desempenho da ação em 2024 é praticamente inexistente como pode ser visto na figura abaixo. A relação preço/valor patrimonial também não é relevante para explicar o desempenho das ações como pode ser visto no gráfico abaixo (lado direito).

Como já destacamos antes, os resultados fracos do 4T23 parecem estar impactando negativamente o Ibovespa. Como pode ser visto na figura abaixo (lado esquerdo), empresas que tiveram maiores revisões de estimativas de lucros estão com desempenho pior em 2024. Como no agregado os resultados divulgados este ano (referentes ao 4T23) foram mais negativos que positivos, os resultados contribuíram para “segurar” o Ibovespa. Neste ambiente difícil, ações menos voláteis estão sendo as preferidas dos investidores como pode ser visto no gráfico abaixo (lado direito): empresas menos voláteis estão tendo desempenho melhor.

Outro fator importante nestes últimos meses foi a oscilação dos juros. Como já mencionado, a queda dos juros estava impulsionando o mercado de ações durante boa parte de 2023. Em 2024 até agora, os juros apresentaram uma leve alta. Isto está tendo um impacto negativo no Ibovespa como um todo, sendo mais intenso em empresas mais dependentes dos juros. Como pode ser visto na figura abaixo, a maioria das ações possui uma correlação negativa com os juros: o preço cai quando os juros sobem e vice-versa. O impacto é maior em empresas mais endividadas e em empresas mais sensíveis à oscilação nos juros, como empresas de crescimento e concessionárias de serviços públicos.

Considerando tudo isto, onde vale a pena investir neste momento? Em nossa visão, os juros devem continuar caindo em 2024. Apesar dos dados piores no Brasil, ainda vemos espaço pro Banco Central continuar reduzindo os juros por aqui. Além disso, o cenário para a queda dos juros nos EUA está ficando mais claro, o que deve tirar um pouco da pressão dos juros locais. Por outro lado, dados os riscos, acreditamos que há uma chance grande dos investidores continuarem preferindo empresas menos voláteis e empresas com revisões positivas nas estimativas, o que é uma forma conservadora de investir (evitando empresa onde os resultados podem continuar fracos no curto prazo). Abaixo listamos empresas com as maiores revisões de estimativas nos últimos 6 meses, além de empresas menos voláteis e empresas com as maiores correlações com a taxa de juros.

Considerando estes fatores, empresas/ações que aparecem bem posicionadas são bancos como BTG Pactual e Itaú Unibanco (baixa volatilidade, revisões de estimativas positivas), distribuidores de combustíveis como Ultrapar e Vibra (revisões de estimativas positivas, “alfa” elevado em relação ao Ibovespa), administradores de shoppings como Allos e Multiplan (baixa volatilidade, maior sensibilidade aos juros) e também concessionárias de serviços públicos como TIM, Eletrobras e Sabesp (baixa volatilidade, alfa elevado em relação ao Ibovespa).

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...