CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Guide Mercados Hoje: Discursos de Powell e Roberto Campos Neto são destaque na sessão

1 de dezembro de 2023
Tempo de leitura: 3 min
Compartilhar
Mercados Hoje - toalha vermelha com prato de torradas, xícara e jornal com gráfico indicando crescimento

No Mercados Hoje falamos sobre a abertura do mercado e listamos os principais acontecimentos do noticiário e da agenda econômica no dia.

Confira o relatório de 01 de Dezembro de 2023!

Mercados Globais:

As bolsas europeias sobem e os futuros americanos operam na estabilidade agora de manhã. Após um desempenho estelar dos ativos de risco no mês de novembro, os investidores aguardam ansiosamente o discurso do presidente do Federal Reserve marcado para o dia de hoje. O DXY e os Treasuries dos EUA ficaram estáveis.

Os dados de inflação dos EUA divulgados na quinta-feira apoiaram a defesa do fim do aperto do Fed, impulsionando ainda mais os mercados. O deflator do PCE ficou estável em novembro, contra uma expectativa de leve alta. Agora, com o discurso de Powell em mente, os investidores estão procurando pistas sobre o caminho futuro da política monetária do Fed.

Ontem, a sessão para o petróleo foi volátil, com a decisão da Opep+ em cortar a produção fazendo com que os preços subissem, mas logo virarem para uma forte queda, com o mercado ainda aguardando os detalhes da decisão.


Nikkei 225: CSI 300: Stoxx 600: S&P Futuro: DXY: Juro T10: Petróleo (Brent Crude – ICE):
-0,11%
33.431
-0,38%
3.482
+0,46%
463,74
+0,00%
4.567
-0,04%
103,38
-1,6 BPS
4,33% a.a.
+0,05%
US$ 80,90/barril


AGENDA INTERNACIONAL
06h00 – Z. do euro – PMI Industrial (nov) – S&P Global
11h45 – EUA – PMI Industrial (nov) – S&P Global
12h00 – EUA – PMI Industrial (nov) – ISM
12h00 – EUA – Gastos com construção (out) – C. Bureau
12h00 – EUA – Discurso A. Goolsbee – Fed (Chicago)
13h00 – EUA – Discurso J. Powell – Fed
16h00 – EUA – Discurso J. Powell – Fed
13h00 – EUA – Discurso L. Cook – Fed


MANCHETES

ValorPauta econômica avança, mas há pendências. O governo chega a dezembro correndo contra o tempo para aprovar sua agenda econômica. Ainda estão pendentes do aval do Congresso Nacional a reforma tributária e uma matéria decisiva para o cumprimento da meta de zerar o déficit público em 2024: a medida provisória (MP) 1.185, das subvenções a investimentos. Tampouco foram aprovados a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, o Orçamento de 2024 e um conjunto de outras medidas.

O GloboReforma Tributária: cashback de impostos deve ser pago no cartão do Bolsa Família. O cashback previsto na Reforma Tributária deve ser pago às famílias de baixa renda por meio do próprio cartão do Bolsa Família, de acordo com o ministro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, em entrevista ao GLOBO.

FolhaSTF autoriza o governo Lula a regularizar estoque de precatórios. Por 9 votos a 1, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu autorizar o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a regularizar o estoque de sentenças judiciais sem esbarrar em regras fiscais até o ano de 2026. O julgamento ocorreu no plenário virtual, e os ministros terminaram de votar na noite desta quinta-feira (30).

CNNIbovespa sobe 12,5% em novembro, melhor mês em 3 anos; dólar recua 2,48%, maior queda desde junho. Influenciado pelo arrefecimento das tensões globais, o Ibovespa fechou novembro com valorização acima de dois dígitos, a mais expressiva em três anos, enquanto o dólar teve a maior desvalorização ante o real desde junho. O principal índice do mercado doméstico fechou a sessão com alta de 0,92%, aos 127.331 pontos, o melhor patamar em mais de dois anos.



AGENDA BRASIL
08h00 – IPC-S (4a quadrissemana/nov) – FGV Ibre
09h00 – PIM: Produção industrial (out) – IBGE
10h00 – PMI Industrial (nov) – S&P Global
15h00 – Balança comercial mensal (nov) – Secint

          


E os Mercados Hoje?

Os mercados estão operando na estabilidade nos EUA agora de manhã, enquanto os investidores aguardam o discurso do presidente do Federal Reserve Jerome Powell para entender melhor o que mudou na perspectiva do chairman sobre o futuro da política monetária desde a última reunião. Aqui no Brasil, o destaque também fica para o discurso do nosso presidente do BC, Roberto Campos Neto, próximo do meio-dia. Na agenda de indicadores, destaque para a produção industrial de outubro e para o dado da balança comercial mensal de novembro.

Sobre o fechamento do último pregão:

Ibovespa: 127.264 (+0,87%)
BRL/USD: 4,92 (+0,28%)
DI Jan/27: 10,09 (-0,6 bps)
S&P 500: 4.568 (+0,38%)

Equipe Econômica

Fernando Siqueira – CNPI 2658 | [email protected]
Rafael Gabriel Pacheco | [email protected]
Victor Beyruti Guglielmi | [email protected]

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Baixe agora o E-book Relatório Anual 2024 - O ano da virada

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...