CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Guide Mercados Hoje: Techs lideram alívio após nova queda semanal nos EUA; Decisões de BCs protagonizam a semana.

18 de março de 2024
Tempo de leitura: 3 min
Compartilhar
Mercados Hoje - toalha vermelha com prato de torradas, xícara e jornal com gráfico indicando crescimento

No Mercados Hoje falamos sobre a abertura do mercado e listamos os principais acontecimentos do noticiário e da agenda econômica no dia.

Confira o relatório de 18 de Março de 2024!

E o Mercados Hoje:

Ativos de risco estão abrindo a semana em tom predominantemente positivo, com índices de NY no verde após o S&P 500 registrar sua primeira queda semanal consecutiva desde outubro na semana passada. Os juros das Treasuries também estão relativamente estáveis após uma semana de fortes altas. As ações de tecnologia e commodities estão impulsionando os mercados antes das decisões do Fed e de outros bancos centrais. O Nasdaq lidera a alta dos futuros das bolsas americanas com a notícia de que a Apple está negociando para usar a tecnologia de inteligência artificial do Google no iPhone. Os preços do minério de ferro e do petróleo estão em alta com dados da produção industrial e investimentos na China acima do esperado.

Do lado do Fed, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, tem sido relutante em fazer uma avaliação sobre como a economia dos EUA mudou desde a pandemia, aumentando a volatilidade das taxas de juros e dificultando o planejamento para famílias e empresas. Há grandes riscos para um banco central chegar a conclusões precipitadas, e os oficiais do Fed ainda têm cicatrizes de terem dito em 2021 que a inflação era principalmente um fenômeno de gargalos transitórios na cadeia de suprimentos. Há também uma sensibilidade política antes das eleições de novembro, o que Powell experimentou este mês quando mencionou em uma audiência no Congresso que a imigração havia amenizado um pouco a pressão sobre o mercado de trabalho. Desta forma, a expectativa é por poucas mudanças no comunicado e no gráfico de pontos, que deverão continuar mostrando um Fed conservador no que diz respeito ao eventual início do ciclo de afrouxamento da política monetária nos EUA.

No Brasil, a semana do Copom, com expectativa de corte da taxa Selic na quarta-feira, inicia com a divulgação do IBC-Br e do IGP-10. Na semana passada, dados fortes do varejo e de serviços exerceram pressão sobre os juros futuros, refletindo também preocupações com possíveis intervenções nas empresas. Em Brasília, segundo informações de jornais, espera-se que Lula insista em medidas para deter a queda em sua popularidade durante uma reunião ministerial. A agenda de divulgação de resultados inclui a Braskem.


Nikkei 225: CSI 300: Stoxx 600: S&P Futuro: DXY: Juro T10: Petróleo (Brent Crude – ICE):
+2,53%
39.716
+0,94%
3.604
+0,07%
505,14
+0,45%
5.206
-0,07%
103,36
+0,0 BPS
4,31% a.a.
+0,48%
US$ 85,74/barril



MANCHETES

FolhaLula sobe tom e pressiona ministros por resultados após queda na popularidade. O presidente Lula (PT) aumentou a pressão por mais entregas do governo com impacto econômico, após pesquisas de opinião indicarem queda em sua popularidade. O discurso da busca por “melhorar a vida das pessoas”, com ganhos no emprego, na renda e na qualidade de vida, tem sido a tônica do terceiro mandato do petista, mas os apelos ganharam novos contornos diante da avaliação de que resultados positivos em indicadores econômicos, como o PIB no ano passado, ainda não se reverteram em maior otimismo entre parte dos brasileiros.

ValorVolume volta a crescer no varejo e 2024 sinaliza nova recuperação. O mercado de consumo brasileiro começa a enxergar espaço para um aumento mais consistente no volume vendido nas lojas em 2024, após anos de encolhimento da lista de compras da população, que afetou duramente a venda de certos produtos.

CNNSistema de energia registra novo recorde de consumo impulsionado por onda de calor. A rede nacional de energia registrou um novo recorde de consumo, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) neste domingo (17). E o calor não deu trégua nem na última sexta-feira do verão. Segundo o ONS, o consumo elevado foi influenciado pelo clima, enquanto o país passa por mais uma onda de calor.


AGENDA BRASIL:

08:25 – Brasil – Relatório Focus
09:00 – Brasil – IBC-Br (Jan); Proj: +0,26 – (Anterior: 0,82%)


AGENDA INTERNACIONAL:

07:00 – Z. do euro – CPI (Fev): 0,6% (Anterior: 0,6%)


Equipe Econômica

Fernando Siqueira – CNPI 2658 | [email protected]
Yuri Vaz Marques Alves | [email protected]
Victor Beyruti Guglielmi | [email protected]

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...