CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Small Caps | Dezembro/2023

30 de novembro de 2023
Tempo de leitura: 6 min
Compartilhar

Para Dezembro

Racional. Mantemos um portfólio diversificado, incluindo empresas de varejo, indústria, produtores de commodities e empresas do setor financeiro. Também mantemos o portfólio com nomes sensíveis às oscilações na taxa de juros: apesar da queda das taxas de mercado em novembro, acreditamos que há espaço para mais quedas tanto no Brasil quanto no exterior.

Trocas. Estamos substituindo Vivara e 3R por Centauro (SBF) e M Dias Branco. Os preços baixos do petróleo devem evitar uma recuperação da 3R no curto prazo em nossa visão. Por outro lado, a M Dias Branco deve continuar se beneficiando dos preços baixos do trigo no mercado internacional (a apreciação do Real seria um fator positivo adicional). No setor de varejo, estamos substituindo Vivara por SBF, uma vez que consideramos Vivara um trade mais crowded e com menor upside, considerando nosso preço-alvo de R$30, enquanto apostamos em SBF, dada as perspectivas de crescimento para Fisia e da retomada da rentabilidade na operação da companhia. 

Performance

Nesse mês, a carteira Small Caps entregou resultado positivo de 12,33%, enquanto o índice de referência (SMLL) fechou em alta de 12,09%. Portanto, o desempenho da carteira foi superior em 0,24 p.p. ao SMLL. O destaque positivo da carteira foi ECOR3 com alta de 23,78%  enquanto a maior baixa foi RRRP3 com queda de -6,91%.

Comentários e Recomendações

ABC Brasil (ABCB4)

O Banco ABC é um banco múltiplo, focado na concessão de crédito e serviços para empresas de médio a grande porte. A principal linha de negócios da instituição é a intermediação financeira voltada para operações que envolvam análise e assunção de riscos de crédito. As operações estruturadas, de mercado de capitais e M&A complementam essa atividade. Nos últimos trimestres a companhia vem aumentando a concessão de crédito para empresas médias, que possuem maiores spreads, e crescendo as receitas de serviços, principalmente atuando em operações do mercado de capitais e de M&A.

Allos (ALSO3)

O portfólio da empresa conta com participações em 53 shoppings no Brasil, totalizando 1415k m² de ABL própria (~8% de toda a ABL de shoppings no Brasil) e mais de 11k lojas. Os shoppings da companhia estão estrategicamente localizados em grandes centros, sendo a única operadora listada com shoppings nas 5 regiões do país e uma maior concentração na região sudeste, onde 62% de seus shoppings estão localizados. O portfólio da companhia é o maior da América Latina e 27% maior do que os portfólios de Iguatemi e Multiplan combinados, considerando a ABL da companhia, e possui o mesmo nível de vendas que Iguatemi e Multiplan combinadas, com R$37bi em vendas anuais

Cruzeiro do Sul (CSED3)

​A Cruzeiro do Sul é a 4ª maior educacional do país em número de alunos e opera neste segmento há mais de 55 anos. A sua atuação ocorre no e no Ensino Básico e Ensino Superior, com as modalidades presenciais e à distância. O ensino presencial está concentrado nos estados de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Paraíba e Distrito Federal. Enquanto o ensino à distância ocorre por todo o território nacional, por meio de polos próprios e parceiros. A companhia pretende seguir com a estratégia de consolidação para fortalecer o seu crescimento.

Ecorodovias (ECOR3)

​A EcoRodovias é uma das principais companhias de infraestrutura do Brasil, com cerca de 4 mil colaboradores, 10 concessões rodoviárias e um terminal portuário com atuação em oito estados.  Seu modelo de negócio basea-se em expandir a  atuação  na  área  de concessões  rodoviárias  no Brasil, maximizando a eficiência operacional e o retorno sobre o capital investido.

Fleury (FLRY3)

O Fleury é um dos grupos mais tradicionais de medicina e saúde do país, operando na prestação de serviços médicos na área de diagnósticos. O Grupo Fleury está presente em sete estados, além do Distrito Federal por meio de marcas posicionadas no segmento premium, intermediário-alto, diagnósticos odontológicos e gestão de saúde. A principal linha de negócio do grupo são as unidades de atendimento com portfólio de exames e serviços de: análises clínicas, incluindo exames de alto volume, de anatomia patológica e de alta complexidade; e centro diagnóstico, incluindo diagnósticos por imagem e diagnósticos em diferentes especialidades médicas.

Marcopolo (POMO4)

A Marcopolo opera na fabricação e comércio de ônibus, veículos automotores, carrocerias, tratores, entre outros, assim como atua no tratamento de materiais destinados à fabricação destes produtos, materiais para instalações para aquecimento, refrigeração e ventilação, serviços de reparos, consertos, restauração e recondicionamento, inclusive assistência técnica de todos os produtos de seu ramo de indústria e comércio. Atualmente, a empresa é a líder do mercado brasileiro no segmento, situando-se entre as maiores fabricantes do mundo, contando com fábricas nos cinco continentes.

M. Dias Branco (MDIA3)

​A M. Dias Branco é líder no mercado brasileiro de biscoitos e massas, presente no mercado alimentício doméstico há mais de 60 anos. O portfólio de produtos da companhia engloba farinha e farelo de trigo, misturas para bolos, margarinas e gorduras vegetais, bolos, snacks de milho e de trigo, torradas e refrescos. A companhia conta com 15 plantas industriais, atuando em todo território nacional, com predomínio na região Nordeste, que representa cerca de 60% da receita da empresa.

São Martinho (SMTO3)

A São Martinho configura-se como um dos maiores grupos sucroenergéticos do Brasil, contando com quatro unidades em operação: Usina São Martinho, na região de Ribeirão Preto (SP); Usina Iracema, na região de Limeira (SP); Usina Santa Cruz, localizada em Américo Brasiliense (SP) e Usina Boa Vista, em a 300 quilômetros de Goiânia (GO). As usinas São Martinho, Santa Cruz e Iracema produzem açúcar e etanol, enquanto a Usina Boa Vista é dedicada exclusivamente à produção de etanol. Todas elas geram energia elétrica a partir da queima do bagaço da cana, garantindo autossuficiência e venda do excedente.

Simpar (SIMH3)

A SIMPAR controla e administra seis empresas independentes (JSL, Movida, Grupo Vamos, CS Brasil, Original e BBC) que prestam serviços de locação, logística, mobilidade e serviços financeiros com valor agregado, com foco em contratos de longo prazo. Adquirem, alugam, financiam, mantêm, operam e vendem veículos e equipamentos. Com o IPO da Vamos em 2021, já são quatro as empresas listadas na B3: JSL, Movida, Vamos e a Simpar, mostrando um bom track-record na criação de novas empresas.

SBF (SBFG3)

O Grupo SBF é a maior rede de produtos esportivos da América Latina. No final de 2020, a companhia anunciou a conclusão da transação com a FISIA, para ser distribuidor exclusivo dos produtos Nike no País por um período de dez anos. Em fevereiro de 2021, a SBFG3 passa a entrar no universo de conteúdo e entretenimento, com a aquisição da plataforma de mídia digital, NWB, grupo detentor dos canais Desimpedidos, Acelerados, Fatality e Falcão.

RENDA VARIÁVEL
[email protected]

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Este relatório foi elaborado pela Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores, para uso exclusivo e intransferível de seu destinatário. Este relatório não pode ser reproduzido ou distribuído a qualquer pessoa sem a expressa autorização da Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores. Este relatório é baseado em informações disponíveis ao público. As informações aqui contidas não representam garantia de veracidade das informações prestadas ou julgamento sobre a qualidade das mesmas e não devem ser consideradas como tal. Este relatório não representa uma oferta de compra ou venda ou solicitação de compra ou venda de qualquer ativo. Investir em ações envolve riscos. Este relatório não contêm todas as informações relevantes sobre a Companhias citadas. Sendo assim, o relatório não consiste e não deve ser visto como, uma representação ou garantia quanto à integridade, precisão e credibilidade da informação nele contida. Os destinatários devem, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias de investimentos. Os investimentos em ações ou em estratégias de derivativos de ações guardam volatilidade intrinsecamente alta, podendo acarretar fortes prejuízos e devem ser utilizados apenas por investidores experientes e cientes de seus riscos. Os ativos e instrumentos financeiros referidos neste relatório podem não ser adequados a todos os investidores. Este relatório não leva em consideração os objetivos de investimento, a situação financeira ou as necessidades específicas de cada investidor. Investimentos em ações representam riscos elevados e sua rentabilidade passada não assegura rentabilidade futura. Informações sobre quaisquer sociedades, valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros objeto desta análise podem ser obtidas mediante solicitações. A informação contida neste documento está sujeita a alterações sem aviso prévio, não havendo nenhuma garantia quanto à exatidão de tal informação. A Guide Investimentos S.A. Corretora de Valores ou seus analistas não aceitam qualquer responsabilidade por qualquer perda decorrente do uso deste documento ou de seu conteúdo. Ao aceitar este documento, concorda-se com as presentes limitações.

Baixe agora o E-book Relatório Anual 2024 - O ano da virada

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...