Mercados por TradingView
Que um brasileiro é um ufanista quando se trata de futebol, todo mundo sabe. Que a Copa é uma grande desculpa para folgas ou meio-expedientes, também não é segredo para ninguém. A impressão que se tem é a de que o país para nos dias de jogos e de que nada se produz e a economia nacional congela.
Felizmente, não é isso que o SPC Brasil e a CNDL descobriram.
Com base nos dados desta pesquisa, as entidades projetam que 60 milhões de pessoas devem realizar gastos motivados pela Copa do Mundo e isso deve movimentar cerca de R$ 20,3 bilhões.
O movimento maior, sem dúvida alguma, será por meio do consumo de bebidas e alimentos por parte daqueles que devem se reunir com os amigos para assistir aos jogos, seja em casa ou em bares e restaurantes. A pesquisa revela ainda que a preferência nacional é pela cerveja, tira-gosto e itens para churrasco. Nenhuma novidade aqui também.
O pessoal anda tão confiante com o Esquadrão do Tite que 61% dos entrevistados pretendem comprar camisas e itens da seleção. Até as empresas de telefonia parecem se beneficiar, já que 38% das pessoas consultadas pretendem adquirir serviços de dados de internet para acompanhar melhor a Copa. A tradicional compra de televisores para acompanhar a Seleção está nos planos de 21% dos entrevistados.
Pela pesquisa, os grandes beneficiados devem ser os supermercados, com a preferencia de 68% da amostra. Porém, 28% revelam que irão recorrer aos camelôs.
Há quem goste de utilizar estes dados para montar estratégias curto prazo e tentar captar, por meio de investimentos nas ações de algumas empresas ligadas à Copa, esta movimentação sazonal da economia. Outra opção são operações estruturadas com estas mesmas empresas como os COE, por exemplo. Neste último caso, você pode investir com capital protegido e se concentrar em torcer apenas pela Seleção Brasileira.