CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

A economia pré-histórica de Os Flintstones

5 de maio de 2023
Escrito por Terraco Econômico
Tempo de leitura: 3 min
Compartilhar
imagem ilustrativa

Você já pensou em viver numa sociedade que não utiliza dinheiro em suas transações?

Apesar de parecer impensável para os dias atuais, inúmeras sociedades antigas viviam sem a utilização de dinheiro, realizando suas transações a partir de trocas. É claro que, mesmo nessas sociedades, havia objetos preferíveis na hora de realizar algum negócio, incentivando uma certa “padronização”, a exemplo do sal e do gado. 

Saindo do campo da história para adentrar na ficção, podemos nos lembrar do mundo retratado em Os Flintstones, no qual pedras são usadas como moeda. Já pensou que curioso seria viver assim? Carregando sacos de pedras para comprar produtos e contratar serviços do dia a dia.

Nesse cenário, a inflação pode deixar a vida bem mais difícil e pesada, no sentido literal do termo. 

Os Flintstones

Os Flintstones, do original The Flintstones, é uma série de animação americana que estreou na década de 1960 e se tornou um clássico da cultura pop mundial. 

A série acompanha as aventuras da família Flintstone, que vive em uma sociedade pré-histórica. Composta pelo casal Fred e Wilma, a filha Pedrita, além de um bichinho de estimação (um dinossauro) chamado Dino, os Flintstones vivem engraçadas aventuras com muitas similaridades ao nosso presente. 

Afinal de contas, os personagens trabalham, vão à escola, realizam compras e, claro, não deixam de desfrutar de momentos de lazer. Tudo isso é feito de maneira bastante peculiar e engraçada, geralmente a partir do uso de pedras e de dinossauros – sim, dinossauros!

Sucesso histórico

Originalmente, a série Os Flintstones foi ao ar nos Estados Unidos entre 1960 e 1966, tendo sido produzida pela Hanna-Barbera Productions. Chegando a um total de seis temporadas e 166 episódios.

Como toda produção que faz sucesso, Os Flintstones não ficaram apenas em sua produção original, ganhando várias adaptações e continuações.

O resultado disso foram milhões de dólares em receita gerados ao longo dos anos, incluindo os direitos de transmissão e distribuição para outros países, além de acordos de merchandising para a venda de brinquedos, roupas, entre outros produtos licenciados. A série também foi relançada em DVD e em serviços de streaming.

O que Os Flintstones tem a ver com economia?

Embora a série tenha ficado famosa por seu humor e personagens carismáticos, ela também apresenta uma interessante representação da economia em uma sociedade pré-histórica.

Como apresentado no início do texto, uma das principais características da economia em Os Flintstones é o uso de pedras como moeda. Os personagens trabalham em uma pedreira e ganham salários em pedras, que são usadas para comprar bens e serviços. 

Por exemplo, em um episódio, Fred Flintstone recebe uma conta de seu barbeiro em pedras, que ele paga com suas próprias pedras. Isso é uma representação de como uma economia baseada em trocas pode funcionar em uma sociedade pré-histórica.

Além do uso de pedras como moeda, o mundo em Os Flintstones é cheio de empresas e marcas, muitas das quais patrocinaram a produção da série. A Post Cereals, por exemplo, patrocinou um episódio onde os personagens trabalham em uma fábrica de cereais, enquanto a Welch’s Grape Juice patrocinou um episódio onde os personagens bebem suco de uva, na terceira temporada da série.

Esses patrocínios, uma inovação para o marketing da época, ajudaram a série a gerar receita e promoveram os produtos.

Outro aspecto interessante da economia em Os Flintstones é a forma como os personagens negociam com comerciantes e usam técnicas de barganha para obter melhores preços em suas compras. Essa habilidade de negociação se mostra importante em qualquer sociedade, sendo interessante ver a sua representação em uma sociedade pré-histórica.

E Os Flintstones é exatamente isso: uma série que, mais do que incrivelmente divertida, também mostra que a economia pode ser encontrada em todo lugar, até mesmo na pré-história!

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...