CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Bolsonaro favorito: é hora de se arriscar na bolsa?

23 de outubro de 2018
Escrito por Thiago Guedes
Tempo de leitura: 3 min
Compartilhar

A vitória de Bolsonaro é iminente. Pesquisas demonstram que ele possui aproximadamente 20% a mais do que Haddad em intenção de votos válidos. Uma diferença muito grande para ser revertida em menos de uma semana.

COMO A BOLSA SE COMPORTOU APÓS O 1º TURNO?

A variação do IBOV com o resultado do primeiro turno, entre 5/10/2018 (sexta-feira) e 8/10/2018 (segunda-feira) foi de +4,57%.

No dia 5/10 (sexta-feira), as pesquisas indicavam que Bolsonaro seria o mais votado e tinha chances de ganhar no 1º turno. Como ele é a preferência do mercado, acompanhei muitos especuladores comprando posições alavancadas, principalmente em derivativos.

A alta fez com que estes especuladores tivessem ganhos expressivos. O dia foi de festa e euforia nas mesas de operações pelo Brasil.

É uma boa hora para comprar ações?

No relatório “O dia depois de amanhã”, nossa área de análise projetou um cenário base de 96.000 pontos e um otimista de 105.000 pontos para o IBOV até o fim do ano. Neste Cenário Base, há espaço para a bolsa subir aproximadamente 12%.

Apesar destas projeções positivas, temos que ter calma antes de tomar qualquer decisão com os seus investimentos.

Qual o seu perfil de investidor?

A primeira pergunta que você deve fazer antes de comprar ações, ou fundos de ações, é “qual é o seu perfil de investidor. Abrindo uma conta na Guide, você responde a um questionário suitability que ajudará a definir o seu perfil.

Além do questionário, você terá acesso a uma assessoria com profissionais que te ajudarão a alinhar sua carteira com o seu perfil.

Se você não se sentir confortável com a possibilidade de ver seus investimentos perdendo valor de um dia para o outro, provavelmente este não é um investimento indicado para você, mesmo com o cenário positivo.

Não ponha todos os ovos na mesma cesta

Esta é uma regra de ouro no mundo dos investimentos. Mesmo que você tenha o perfil de um investidor agressivo, não é aconselhável colocar 100% dos seus investimentos em uma única estratégia.

A bolsa de valores é indicada para investimentos de longo prazo. Se parte do seu dinheiro precisará ser resgatada antes de 1 ano, mantenha este valor em investimentos menos arriscados.

É uma boa hora para especular?

Especulações de curto prazo, especialmente as alavancadas com derivativos, não são garantia de lucro. Aparentemente o mercado já precificou a vitória de Bolsonaro.

Isto quer dizer que os investidores já elevaram os preços dos das ações considerando a vitória de Bolsonaro como certa.

É aí que mora o perigo para os especuladores. Apesar de ser mais provável uma alta do mercado na segunda-feira pós 2º turno, nada impede que o mercado fique estável, ou até caia.

“O mercado sobe no boato e desce no fato.”

A volatilidade deve se manter nos próximos meses. Após a confirmação da eleição de Bolsonaro, o mercado pode subir ou cair forte a cada confirmação dos nomes que comporão a equipe do governo.

Para quem investe para o longo prazo, estas variações são apenas ruídos. Mas para quem especula com posições alavancadas, uma queda inesperada pode significar começar do zero.

Invista como warren buffett

 “Alguém está sentado na sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo.” – Warren Buffett

 O investimento no mercado de ações deve ser realizado respeitando o tempo da natureza. Uma árvore não cresce do dia para a noite e suas ações podem demorar algum tempo para refletir o valor delas em seu preço.

Mesmo com a expectativa de volatilidade alta nos próximos meses, o cenário é positivo para quem está disposto a manter suas posições para o longo prazo.

Quer ajuda profissional para montar uma carteira de investimentos na bolsa de valores?

Abra uma conta na Guide Investimentos.

 

 

 

 

 

 

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...