CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Ignore o ruído e concentre-se no que importa para seus investimentos

26 de julho de 2023
Escrito por Suno Research
Tempo de leitura: 2 min
Compartilhar
imagem ilustrativa

Muitos investidores se preocupam excessivamente com eventos pouco relevantes para seus investimentos no longo prazo. Isso leva a decisões equivocadas, que prejudicam bastante a continuidade dos juros compostos em seus investimentos.

Mas como filtrar o que realmente importa para tomar decisões adequadas? Primeiro, é preciso saber o que afeta de fato o valor real das empresas em que você investe – e concentrar-se apenas nisso.

Valor intrínseco e o que o afeta

Um value investor se preocupa apenas com o valor intrínseco das empresas ao investir, buscando pagar um preço menor para ter uma margem de segurança. Esse valor corresponde a tudo que a empresa vai gerar para seus acionistas desde o momento da compra até o fim dos tempos ou sua falência, com os fluxos de dinheiro ajustados ao tempo necessário para recebê-los.

Além disso, muitos investidores em valor buscam vantagens competitivas duráveis nas companhias em que investem, pois são essas vantagens que protegem a sustentabilidade de seus fluxos de caixa contra possíveis concorrentes. Isso ocorre porque, quando uma empresa é altamente lucrativa no capitalismo, várias outras tentarão se beneficiar dessa lucratividade, entrando no mesmo mercado.

Uma pessoa que sempre enfatizou a importância das vantagens competitivas em seus investimentos é Warren Buffett, presidente da Berkshire Hathaway e, segundo muitos, o maior value investor da história. Isso pode ser percebido na seguinte frase de Buffett:

“O segredo de investir não é saber o quanto um setor afetará a sociedade ou quanto ele crescerá, mas sim determinar a vantagem competitiva de uma companhia e, acima de tudo, a durabilidade de tal vantagem”.

Dessa forma, as empresas protegidas por essas vantagens sofrem menos com os riscos que realmente prejudicam seus valores intrínsecos, ou seja, aqueles que afetam a geração de caixa no longo prazo.

Portanto, o verdadeiro investidor em valor deve se preocupar apenas com eventos como a entrada de novos concorrentes nos setores em que uma companhia sem vantagens competitivas atua – o que afetaria sua lucratividade – ou o enfraquecimento das vantagens de uma empresa que as tem.

Esses são os tipos de evento realmente capazes de afetar a sustentabilidade da geração de caixa de uma empresa por longos períodos (ou até levá-la à falência).

Ruídos e sua irrelevância para os investimentos

Por outro lado, os ruídos são eventos muito divulgados pela mídia e nas redes sociais, mas que, na realidade, têm um impacto mínimo ou inexistente na geração de caixa da empresa no longo prazo (e, portanto, em seu valor intrínseco).

Alguns exemplos desses ruídos no Brasil são o “Joesley Day”, a greve dos caminhoneiros e os períodos eleitorais em geral. Todos esses eventos midiáticos derrubaram as cotações de várias empresas com grandes vantagens competitivas, cujas atividades e lucros sequer haviam sido afetados.

Também é importante não dar importância excessiva aos resultados de curto prazo das companhias no mercado financeiro, já que um trimestre ruim é quase irrelevante para toda a geração de caixa a ser gerada no futuro.

Portanto, quando uma empresa apresenta um resultado trimestral fraco e cai 5%, é muito improvável que seu valor intrínseco tenha realmente diminuído na mesma proporção.

Conclusão

Com base nessas premissas, percebemos quão importante é se concentrar nos fatos que realmente afetam o valor intrínseco das empresas nas quais você investe, evitando seguir a manada e ser influenciado por eventos irrelevantes para a geração de caixa das companhias no longo prazo.

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...