CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Por que você deve pensar a longo prazo ao investir? Entenda!

17 de julho de 2023
Escrito por Guide Investimentos
Tempo de leitura: 11 min
Compartilhar
imagem ilustrativa

Investir a longo prazo é uma estratégia que busca maximizar os retornos no decorrer do tempo, considerando diferentes fatores. Assim, ao adotar uma visão de futuro, os investidores podem construir riqueza de forma consistente e alcançar seus objetivos financeiros.

Por essa razão, quem investe deve entender como elaborar uma carteira com horizonte de tempo mais longo. Afinal, a medida permitirá alinhar os investimentos com as diferentes metas a serem alcançadas no período.

Você sabe como fazer isso? Continue a leitura, pois neste artigo, você entenderá as vantagens de investir no longo prazo e aprenderá quais são as principais alternativas para essa estratégia!

Veja a seguir:
O que é investir a longo prazo?
Quais são as vantagens de investir mirando no futuro?
Por que essa estratégia é importante para o investidor?
Quais são os principais investimentos pensando no longo prazo?
Como montar uma boa estratégia de investimentos a longo prazo?

O que é investir a longo prazo?

O investimento a longo prazo é uma estratégia financeira na qual os recursos são aplicados para obter retornos em um período estendido, acima de cinco anos. Nessa abordagem, o investidor busca aproveitar o potencial de crescimento e valorização dos ativos com o tempo.

Ainda, o foco principal dessa estratégia é construir um patrimônio sólido e alcançar metas financeiras com horizontes mais distantes. Entre esses objetivos estão a aposentadoria, educação dos filhos e compra de imóveis.

Assim, o investimento de longo prazo envolve uma visão mais ampla e sustentável das finanças. Por isso ele se difere das estratégias de curto prazo, que buscam ganhos em períodos de até um ano — ou até mesmo em dias ou semanas, quando se trata de especulação, por exemplo.

Quais são as vantagens de investir mirando no futuro?

Ao conhecer melhor o conceito de investimento a longo prazo, é possível perceber os benefícios que essa estratégia pode trazer ao investidor. Os principais deles têm a ver com o uso da passagem do tempo a seu favor.

A seguir, confira os principais benefícios de investir a longo prazo!

Aproveitamento dos juros compostos

Uma das razões para adotar a estratégia de investimento a longo prazo é o aproveitamento dos juros compostos. Esse fator se relaciona à capacidade de reinvestir os rendimentos gerados pelos investimentos, fazendo com que eles sejam incorporados ao montante principal.

Com o passar dos anos, a ação dos chamados juros sobre juros leva a um crescimento exponencial dos ganhos. Dessa maneira, quanto mais tempo os recursos permanecerem investidos, maior será o impacto dos juros compostos.

Por consequência, os retornos financeiros podem ser significativamente maiores em comparação com investimentos de curto prazo.

Resiliência em relação às flutuações de curto prazo

Os mercados podem ser voláteis e sujeitos a oscilações diárias. Porém, ao adotar uma visão de longo prazo, os investidores conseguem superar as variações temporárias e se beneficiar das tendências de crescimento de longo prazo.

Essa abordagem ajuda a reduzir a influência do ruído do mercado. Com isso, ela permite que os investidores se concentrem nos fundamentos das empresas e dos ativos quando investem na bolsa de valores, por exemplo.

Potencial de valorização dos ativos

O mercado financeiro tende a ter ciclos de crescimento e queda. Diante desse cenário, investir a longo prazo dá aos investidores a chance de capturar esse potencial de lucros ao longo do tempo.

Seja por meio do crescimento das empresas, valorização imobiliária ou desenvolvimento de setores econômicos, a estratégia busca aproveitar o aumento do preço dos ativos no futuro.

Alinhamento com suas metas financeiras de longo prazo

Como você viu, esse tipo de estratégia está alinhada com metas financeiras para períodos maiores que cinco anos. Ao investir pensando no futuro, cria-se mais oportunidade de acumular recursos para atingir esses objetivos.

Isso porque planejar e investir com antecedência permite que as pessoas estejam preparadas financeiramente para enfrentar desafios e aproveitar as oportunidades que surgem no caminho.

Oportunidades de obtenção de renda passiva

A renda passiva permite que você ganhe dinheiro mesmo sem estar ativamente envolvido em uma atividade. Essa forma de renda é atraente, em especial, por oferecer a possibilidade de aumentar sua receita total e o acúmulo de patrimônio.

No mercado financeiro, ela pode ser obtida de diversas maneiras. Uma das mais conhecidas é a compra de ações de empresas sólidas e que façam a distribuição de parte de seus lucros aos acionistas — por meio de dividendos ou juros sobre o capital próprio (JCP).

Também existem títulos de renda fixa que pagam cupons semestrais, assim você pode obter os juros acumulados no período, frequentemente. Dessa forma, a renda passiva proveniente dos investimentos contribui para o crescimento do patrimônio.

Construção e acúmulo de patrimônio

Investir mirando no futuro é uma estratégia eficaz para a construção de patrimônio ao longo do tempo. Afinal, ela aumenta a capacidade de aproveitar as oportunidades de crescimento do mercado, dos efeitos dos juros compostos e da redução do impacto das oscilações de curto prazo.

Dessa maneira, é possível impulsionar suas finanças de forma consistente, acelerando o acúmulo de riquezas — se comparado a não aplicação do dinheiro.

Por que essa estratégia é importante para o investidor?

Na prática, além dos benefícios tangíveis, como retornos financeiros significativos, existem outros aspectos relevantes que tornam os investimentos em horizontes maiores uma abordagem fundamental. Um deles é a disciplina financeira que esse tipo de aplicação requer.

Ao se comprometer com uma estratégia de longo prazo, os investidores são incentivados a manter uma abordagem disciplinada e consistente. Desse modo, fica mais fácil evitar as reações impulsivas às flutuações de curto prazo do mercado.

Ou seja, durante um investimento de longo prazo também é possível desenvolver resiliência diante da volatilidade do mercado. Investindo com uma visão de futuro, os investidores podem resistir às oscilações de curto prazo, mantendo o foco em seus objetivos financeiros de horizontes maiores.

Ademais, essa disciplina contribui para o desenvolvimento de hábitos saudáveis de controle dos recursos e investimento, fortalecendo a base financeira pessoal ao longo do tempo. Nesse sentido, outra vantagem é a oportunidade de construir conhecimento sobre o mercado financeiro.

À medida que os investidores se dedicam a um horizonte de tempo mais longo, eles têm a chance de aprender com suas experiências. Assim, quem investe também pode analisar o desempenho dos ativos e aprimorar suas habilidades de tomada de decisão.

Esse acúmulo de conhecimento pode ser interessante para futuros investimentos e para a construção de uma educação financeira sólida.

Quais são os principais investimentos pensando no longo prazo?

Quando se pensa em investir a longo prazo, existem diversas opções que podem ser consideradas. Portanto, é importante conhecê-las para que seja possível realizar melhores escolhas.

Na sequência, conheça as principais alternativas que podem ser aplicadas nessa estratégia!

Ações

As ações são a menor parte do capital social de uma companhia na bolsa de valores. Ao comprar papéis, você se torna um sócio da empresa e pode participar dos resultados obtidos pelo negócio.

Esses ativos têm o potencial de gerar retornos significativos ao decorrer do tempo, principalmente, quando selecionados com uma análise fundamentalista criteriosa.

Na prática, investir em papéis de empresas sólidas e com bom potencial de crescimento pode ser uma estratégia eficaz a longo prazo, ajudando a mitigar os riscos da volatilidade.

Fundos de investimento

Os fundos de investimento são veículos financeiros coletivos que reúnem recursos de diversos investidores. Já a carteira é formada por um gestor profissional, conforme a estratégia definida previamente. Entre as alternativas que podem compor o fundo estão as ações, títulos de renda fixa e imóveis.

Dessa maneira, o que diferencia os diversos tipos de fundos é o foco ou estratégia de investimentos. Portanto, existem fundos de ações, fundos imobiliários, fundos de renda fixa, entre outros. Nesse sentido, vale saber que existem veículos que se alinham aos objetivos de longo prazo.

Títulos de renda fixa

Alguns títulos de renda fixa podem ser opções interessantes para investimentos a longo prazo. Eles funcionam como um empréstimo de dinheiro para o emissor com a promessa de retorno do capital e dos rendimentos em determinada data de vencimento.

Essas aplicações podem oferecer rentabilidade:

  • prefixada: o percentual é conhecido antes do investimento e é fixo, sendo expresso em percentual ao ano (a.a), como 10% a.a. ou 12% a.a;
  • pós-fixada: o rendimento acompanha um índice de mercado, como Selic ou Certificado de Depósito Interbancário (CDI), podendo variar ao longo do tempo;
  • híbrida: apresenta um retorno fixo combinado ao seguimento de um índice de mercado que, nesse caso, pode ser o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Vale destacar que os títulos híbridos têm rendimentos sempre acima da inflação, ajudando a preservar o poder de compra do dinheiro.

Ao pesquisar as opções do mercado, você perceberá que existem títulos para diversos horizontes de tempo. Do mesmo modo, existem aplicações com diferentes regras de liquidez e nível de risco, podendo atender a diferentes objetivos.

Vale destacar que os títulos de renda fixa são previsíveis e considerados mais seguros que os ativos da renda variável. Porém, eles também têm um potencial de retorno mais baixo em comparação com outros investimentos de maior risco.

Previdência Privada

A Previdência Privada é um investimento voltado para o longo prazo, especialmente para aposentadoria. Existem dois tipos de plano: Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) e Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL).

Ambos funcionam a partir da mesma premissa: o investidor faz contribuições regulares durante determinado tempo, na fase de acumulação de patrimônio. Após esse período, é a etapa de usufruir do investimento, podendo receber todo o dinheiro acumulado de uma vez ou uma renda mensal vitalícia ou por tempo determinado.

Em relação às diferenças entre os planos, elas se concentram nas regras de tributação. O PGBL tem um benefício fiscal, permitindo deduzir do Imposto de Renda (IR) as contribuições feitas até um limite da renda anual, se cumpridos os requisitos.

Porém, todo o montante (principal e rendimentos) será tributado no resgate. Já o VGBL não tem essa vantagem, mas o Imposto de Renda recai apenas sobre os lucros obtidos com o investimentos.

Como montar uma boa estratégia de investimentos a longo prazo?

Além de conhecer algumas das principais alternativas que podem ser utilizadas no longo prazo, é importante saber como montar uma boa estratégia de investimentos. Essa ação está diretamente ligada aos seus objetivos financeiros e a sua relação com o mercado financeiro.

A seguir, confira o que considerar ao elaborar a sua carteira!

Conheça seu perfil de investidor

Antes de começar a investir, é essencial conhecer seu perfil de investidor para entender a sua tolerância ao risco. Para isso, você deve fazer um teste que analisa seu comportamento com o dinheiro, conhecimento sobre investimentos, entre outros fatores.

O resultado pode variar de conservador a moderado e arrojado, em nível crescente de tolerância ao risco. Ao identificar o seu perfil, suas escolhas de investimento podem ser feitas de maneira mais alinhada com as suas expectativas em relação à segurança.

Defina objetivos financeiros

É fundamental estabelecer objetivos financeiros claros ao montar uma estratégia a longo prazo. Vale destacar que, ao definir metas específicas, você poderá direcionar seus investimentos de forma mais efetiva e ajustar suas escolhas de acordo com cada objetivo.

Lembre-se de que essas metas podem incluir aposentadoria, compra de imóveis, viagens ou qualquer outro desejo que você deseje alcançar no futuro.

Diversifique sua carteira de investimentos

Ao diversificar sua carteira, você distribui seus investimentos entre diferentes alternativas expostas a riscos distintos, considerando classes de ativos, região geográfica, nicho de mercado etc. Isso ajuda a mitigar as possibilidades de perdas associadas a um único risco.

Essa estratégia ajuda a aumentar as chances de obter retornos consistentes. Por essa razão, a diversificação permite ampliar as chances de sucesso na estratégia de investimento a longo prazo.

Faça aportes mensais regulares

Fazer aportes mensais regulares é uma prática recomendada para aproveitar as oscilações do mercado e construir uma posição gradual ao longo do tempo. Afinal, essa abordagem permite aproveitar a média dos preços de compra em um horizonte maior.

Com isso, é possível reduzir o impacto das flutuações de curto prazo, contribuindo para o crescimento do seu investimento. Então, independente da quantia investida, a consistência e a disciplina de aportar regularmente contribuem para a multiplicação do patrimônio.

Acompanhe e ajuste sua estratégia

Uma boa estratégia de investimentos a longo prazo requer acompanhamento regular e a realização de ajustes quando necessário. Por tanto, acompanhe o desempenho dos seus ativos, esteja ciente das mudanças no cenário econômico e reavalie sua carteira periodicamente.

Ao adotar essa medida, você terá condições de fazer mudanças no portfólio, a fim de garantir que ele se mantenha alinhado à sua estratégia, perfil e objetivos.

Ao descobrir a importância de investir a longo prazo, você pode montar uma estratégia de alocação que tende a ser mais consistente e sólida. Com isso, há chances de aproveitar melhor os benefícios dos juros compostos e da formação de renda passiva.

Quer ajuda para elaborar um portfólio de investimentos que contribua para alcançar seus objetivos financeiros? Abra sua conta na Guide Investimentos e conte com o suporte de nossos profissionais!

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...