CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

5 razões para contratar um Wealth Management

17 de agosto de 2023
Escrito por Syntax Finance
Tempo de leitura: 5 min
Compartilhar
imagem ilustrativa

A contratação de um Wealth Management pode ser um passo estratégico na vida de muitos investidores brasileiros. 

O serviço de gestão de patrimônio combina planejamento financeiro, tributário, consultoria de investimentos e sucessão patrimonial, ajudando pessoas físicas e jurídicas a alcançarem os seus objetivos financeiros. 

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e confira 5 razões para contratar um Wealth Management.

Veja como abordaremos o assunto:
Para começar, relembre o que é Wealth Management
Por que contratar um Wealth Management?
O que considerar na hora de contratar um Wealth Management

Siga neste conteúdo e saiba como esse serviço contribui com o planejamento patrimonial.

Para começar, relembre o que é Wealth Management 

Wealth Management é um serviço oferecido por profissionais do mercado financeiro para indivíduos e famílias que desejam gerenciar o patrimônio de forma estratégica e eficiente. 

Ele funciona como um “pacote” de serviços financeiros que exige um entendimento profundo da situação financeira, perfil de risco e objetivos do cliente.

Baseado nessas informações, o gestor cria uma estratégia sob medida com foco na preservação e crescimento sustentável do patrimônio ao longo do tempo.

Este modelo de gestão, antes destinado apenas para investidores com alta renda ou com grandes fortunas, se modernizou com a chegada de novas tecnologias e está cada vez mais acessível.

A Guide, por exemplo, disponibiliza o serviço de Wealth Management para clientes com patrimônio líquido a partir de R$300 mil. Abaixo deste valor, a plataforma oferece assessoria de investimentos exclusiva ou sob demanda.

Por que contratar um Wealth Management?

Existem inúmeros motivos para contratar uma gestão patrimonial profissional. A seguir, confira algumas das principais razões:

1. Gestão de investimentos

Os gestores de patrimônio possuem sólido conhecimento sobre diversos produtos financeiros, desde os mais tradicionais até os alternativos, seja na renda fixa ou variável. 

Portanto, esses profissionais podem identificar as melhores oportunidades de investimentos e criar uma carteira de ativos diversificada, alinhada aos objetivos financeiros e perfil de risco dos seus clientes.

Uma alocação de ativos financeiros diversificada minimiza os riscos e permite que o investidor aproveite diferentes mercados e setores.

2. Preservação de Patrimônio

No Wealth Management, os gestores monitoram constantemente os portfólios e podem ajustá-los à medida que os cenários econômicos e os objetivos do cliente mudam, garantindo que estejam alinhados com as necessidades do investidor.

O serviço também envolve estratégias de gestão de riscos, que além de preservarem o patrimônio, protegem o cliente contra perdas significativas. 

O gestor de patrimônio ainda pode auxiliar no planejamento tributário, buscando alternativas para reduzir a carga tributária e aproveitar os benefícios fiscais disponíveis, o que tende a impactar na preservação e evolução patrimonial.

3. Planejamento de aposentadoria

Planejar a aposentadoria é outra razão para se contratar um Wealth Management. O investidor que deseja garantir uma renda satisfatória no futuro para manter a sua qualidade de vida, precisa acumular capital suficiente e fazer uma boa gestão desse recurso.

O planejamento da aposentadoria deve ser baseado em vários fatores, como situação financeira atual, investimentos, dívidas, bens, previdência social ou privada, expectativa de vida e despesas futuras.

Como o gestor de patrimônio tem uma visão global da vida financeira dos seus clientes, ele poderá desenvolver uma estratégia personalizada que contemple desde a acumulação até a distribuição dos recursos.

4. Sucessão patrimonial

O planejamento sucessório é outro atrativo na hora de contratar um serviço de Wealth Management.

Isso porque os gestores de patrimônio podem organizar a transferência dos recursos para as futuras gerações, assegurando que ela seja tranquila, menos burocrática, sempre buscando minimizar a tributação sobre as heranças. 

Esse processo pode envolver a contratação de seguros de vida, a criação de fundos exclusivos, de uma holding familiar, a implementação de doações em vida ou mesmo a elaboração de um testamento detalhado.

5. Acompanhamento personalizado

Por fim, uma das principais razões para contratar uma gestão patrimonial é receber um acompanhamento adaptado às suas necessidades, perfil de investidor e objetivos financeiros. 

Ao compreender o cliente, o gestor de patrimônio pode desenvolver estratégias personalizadas, projetadas para alcançar objetivos de curto a longo prazo, que vão desde a reserva de emergência até a educação dos filhos, aposentadoria e sucessão patrimonial.

O que considerar na hora de contratar um Wealth Management?

Contratar um Wealth Management pode ser uma decisão inteligente para quem visa gerir o patrimônio com eficiência e liberar tempo para se concentrar em outros aspectos relevantes da vida, como a carreira e a família.

A expertise e o acompanhamento personalizado oferecido pelos profissionais envolvidos são fundamentais para garantir a preservação e crescimento patrimonial ao longo do tempo.

Mas atenção, antes de contratar um wealth management fique atento a alguns pontos importantes:

  • Tenha objetivos financeiros bem definidos. Ao ter uma compreensão clara de suas metas, você poderá encontrar um gestor que atenda às suas necessidades.
  • Verifique o nível de experiência do gestor e a sua reputação no mercado. O profissional de Wealth Management deve ter as qualificações e certificações necessárias, além da autorização dos órgãos competentes, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
  • Analise a estratégia de investimento escolhida. Certifique-se de entender a abordagem de investimento do profissional e avalie se ela está alinhada com seus objetivos e nível de tolerância ao risco.
  • Analise os custos envolvidos. Alguns Wealth Managers podem cobrar uma taxa fixa, enquanto outros uma porcentagem sobre os ativos gerenciados. 
  • Monitore e avalie regularmente o desempenho. Mantenha-se atualizado sobre o mercado financeiro e faça reuniões periódicas para discutir sobre o desempenho da sua carteira de investimentos e fazer os ajustes necessários na estratégia.

Assim, você estará no caminho certo para gerenciar as suas finanças com eficiência e alcançar os seus objetivos pessoais.

Quer contratar um assessor wealth management? Conheça mais sobre a Guide Investimentos e abra sua conta!

Talvez você também se interesse pelos conteúdos:

Karoline Lima é content manager da Syntax Finance no Brasil.

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...