CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Os Jetsons e a previsão do futuro do trabalho

2 de junho de 2023
Escrito por Terraco Econômico
Tempo de leitura: 4 min
Compartilhar
imagem ilustrativa

Imagine um desenho animado que teve a incrível capacidade de prever o futuro, conseguindo antecipar com precisão várias tendências e comportamentos sociais que levariam décadas para acontecer.

Para quem já estava pensando em Os Simpsons melhor reconsiderar, pois aqui estamos falando de outra obra, uma que é conhecida por ser de outro planeta. 

Em vez de uma família de Springfield, temos a história de uma família que mora na espacial Orbit City.

O nome da cidade certamente serviu de spoiler para os mais atentos, que logo pensaram em Os Jetsons, desenho animado clássico da década de 1960. Procurando retratar de maneira ficcional a vida em outro planeta no futuro, Os Jetsons é um desenho que previu muitos eventos da vida real, principalmente a respeito do futuro do trabalho.

Você conhece Os Jetsons?

Os Jetsons, do original The Jetsons, é uma série animada de televisão criada por Hanna-Barbera. Tendo estreado no ano de 1962, a série, ambientada em um futuro imaginário, retrata a vida da família Jetson.

A família é composta pelo patriarca George Jetson, sua esposa Jane, seus dois filhos, Judy e Elroy, e seu cachorro robô Astro. A trama gira em torno das aventuras e do dia a dia dessa família futurista. George, por exemplo, trabalha em uma empresa chamada Spacely Space Sprockets, onde tem um chefe mal-humorado chamado Sr. Spacely. 

Retratando o uso de tecnologia avançada, cheio de carros voadores e robôs domésticos, o desenho satiriza a vida moderna, antecipando muitos avanços tecnológicos que de fato se tornaram realidade. Os episódios abordam temas do cotidiano, como relacionamentos, trabalho, escola e amizades, mas através de uma perspectiva futurista.

O sucesso da série

A série original dos Jetsons foi ao ar por apenas uma temporada, mas desde então conquistou – e ainda segue conquistando – uma grande legião de fãs, consolidando-se como um popular clássico da animação. 

Por consequência dessa popularidade, Os Jetsons foram retratados em vários filmes e especiais de televisão ao longo dos anos, com direito a um crossover com Os Flintstones.

Mantendo um estilo de animação peculiar e futurista, assim como um tema musical cativante, a série conseguiu deixar um legado duradouro na cultura popular, impactando muitas outras produções que se seguiram.

Prevendo o futuro

Além de todo o sucesso alcançado, Os Jetsons também ficaram conhecidos por prever o futuro, antecipando diversos avanços tecnológicos. Mesmo tendo sido lançada na década de 1960, a série conseguiu antecipar tendências e comportamentos que só se tornaram realidade a partir do século XXI, ou seja, décadas depois do lançamento da série.

Claro, nem todas as previsões se concretizaram, pelo menos não até o momento, mas o desenho conseguiu capturar a imaginação das pessoas, oferecendo uma visão interessante do futuro. 

Como prova disso, aqui estão algumas das coisas que os Jetsons previram ou retrataram de maneira impressionante:

  • Carros voadores: uma das características mais icônicas dos Jetsons é o uso generalizado de carros voadores para se locomover. 
  • Videochamadas: os Jetsons frequentemente se comunicam através de videochamadas, algo que se tornou uma realidade com o avanço da tecnologia, principalmente no mercado de trabalho a partir da pandemia de Covid-19. 
  • Robôs domésticos: na série, a família Jetson possui um robô doméstico chamado Rosie, que realiza tarefas domésticas diárias.
  • Esteiras rolantes: a família Jetson frequentemente é mostrada usando esteiras rolantes para se deslocar pela casa, uma alusão às escadas rolantes e esteiras de shoppings e estações de metrô que vemos hoje em dia.
  • Casa inteligente: os Jetsons vivem em uma casa futurista e totalmente automatizada, com controles de voz e dispositivos que atendem às suas necessidades. 

A série ajudou a popularizar ideias e conceitos futuristas que exerceram influência na cultura popular e no desenvolvimento de tecnologias reais.

O que o desenho Os Jetsons tem a ver com economia?

A relação entre Os Jetsons e economia é bastante próxima, principalmente quando consideramos o mercado de trabalho.

Muitas das previsões realizadas estão associadas a ganhos de produtividade. É o que observamos, por exemplo, a partir das videochamadas ou dos robôs domésticos. 

Mas não apenas, já que o próprio regime de trabalho mostrado no desenho, e que acompanhamos por meio da rotina de George Jetson, remete a essa ideia, de produzir mais em menos tempo.

Em Orbit City, George trabalha três horas por dia e três dias por semana, um regime de trabalho absolutamente impensável nos anos 60, mas que ganha cada vez mais repercussão nos dias de hoje. Depois de diversas pesquisas, a ideia de reduzir a jornada de trabalho, como em quatro dias por semana, tem gerado bastante discussão, sendo muito associada ao aumento de produtividade.

E assim, seja pela sua qualidade e/ou pela sua capacidade de fazer previsões sobre o futuro, quando se fala de Os Jetsons, trata-se de uma obra além do seu tempo, cuja influência é até difícil de mensurar.

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END
Compartilhar artigo

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...