CabeçalhoConteúdoNewsletterRodapé

Mercados por TradingView

Private Equity: como funciona o investimento direto em empresas?

7 de março de 2024
Escrito por Guide Investimentos
Tempo de leitura: 5 min
Compartilhar
imagem ilustrativa

O mercado financeiro conta com diversas possibilidades de investimentos para diferentes perfis. Para quem deseja diversificar a carteira, uma das opções pode ser o private equity — você sabe o que é esse conceito?

Apesar de ser uma alternativa menos explorada pelos investidores, vale a pena conhecer como ela funciona, suas características e o que considerar ao investir. Assim, será possível decidir com maior segurança se essa é uma opção que pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Pensando nisso, este artigo apresentará o que é private equity e quais são as principais formas de investir nessa alternativa. Continue a leitura e saiba mais!

O que significa private equity?

O termo private equity, em português, pode ser traduzido para “capital privado”. Esse é um tipo de investimento realizado em empresas que não estão listadas na bolsa de valores, mas que já possuem uma participação consolidada no mercado.

Para a companhia, o objetivo é utilizar o aporte do investidor para expansão, desenvolvimento, entre outros motivos. Como essas questões demandam injeção de capital, o private equity torna-se uma forma de viabilizar esses processos.

Nesse caso, o investidor faz a aquisição de parte do negócio. Isso significa que ele terá voz em decisões estratégicas, com poder de voto conforme a proporção de sua participação societária.

Como funciona o private equity?

Uma das principais formas de participação do investidor é de maneira direta. Nesse caso, quem investe tem voz na gestão, com poder de voto e pode usar sua expertise para auxiliar nas decisões do negócio. Outra possibilidade é comprando cotas em fundos de investimento.

Vale saber que o private equity pode proporcionar ganhos de diferentes formas. Estão entre elas:

  • retorno a partir do pagamento da participação nos lucros da empresa;
  • ganhos com o crescimento do negócio (caso você queira vender a participação na empresa no futuro, por um preço maior do que o investimento inicial);
  • venda das ações, caso a empresa decida abrir capital na bolsa de valores futuramente.

Quais são as diferenças entre private equity e venture capital?

Além de saber o que é private equity, vale a pena entender as suas diferenças para o venture capital. Na prática, a segunda alternativa é focada em negócios que estão em fase inicial de desenvolvimento. Esse é um dos modelos utilizados para captação de capital nas startups, por exemplo.

O que são os fundos de private equity?

Como você viu, uma das possibilidades para investir em empresas de capital fechado é por meio da compra de cotas de fundos de investimentos. Essa modalidade reúne o capital de diversos investidores interessados em investir com um objetivo em comum.

Nesse caso, o investidor terá participação nos resultados obtidos pelo veículo financeiro, enquanto o gestor é o responsável por definir o portfólio do fundo de investimento.

Como o gestor possui maior experiência no mercado financeiro, quem investe pode conquistar retornos sem a responsabilidade de tomar decisões de investimento — embora não existam garantias.

Para ter acesso a esse veículo, você deve ser um investidor qualificado, ou seja, ter R$ 1 milhão aplicado. Outra possibilidade é ser certificado pelo mercado financeiro.

O que você deve considerar ao investir nesse tipo de fundo?

A decisão de investir ou não nesse tipo de fundo dependerá do alinhamento do prazo, nível de risco e outros pontos ao seu perfil de investidor e objetivos financeiros. Então saber mais sobre essas questões a avaliar os prós e contras de investir em um fundo de private equity.

Confira informações que podem ser essenciais na tomada de decisão!

Perfil de investidor

Um dos pontos a serem considerados é se o seu perfil de investidor está alinhado com o nível de risco do fundo. Você pode entender mais sobre as características da alternativa e os riscos envolvidos ao consultar a lâmina do veículo de interesse.

Elevação de riscos

Em comparação com outras alternativas de investimento (como o mercado de ações tradicional), os fundos de private equity costumam ter riscos mais elevados. Isso porque as informações de negócios não listados na bolsa são mais restritas.

Com isso, uma avaliação mais profunda, para fazer eventuais projeções, pode ficar mais comprometida. Logo, os resultados podem diferir em relação às suas expectativas sobre o retorno quando começou o investimento.

Além disso, é preciso considerar o risco de liquidez. Afinal, o capital tende a ficar alocado no longo prazo e o levantamento antecipado de recursos pode gerar perdas financeiras.

Aumento no potencial de retorno

Um dos pontos a serem considerados é o aumento no potencial de retorno que o private equity pode apresentar em comparação com o mercado tradicional de ações, por exemplo. Porém, como visto, os riscos dessa modalidade também tendem a ser mais elevados.

Ou seja, é importante considerar que, em caso de eventuais problemas, há uma chance de que os retornos fiquem aquém do esperado. Entender essa possibilidade permite ao investidor ponderar se essa pode ser uma opção para a sua carteira.

Quando vale a pena investir em fundos de private equity?

Após conhecer mais sobre as características do fundo e o que considerar ao decidir por esse tipo de investimento, é importante saber quando pode ser interessante optar por ele. Alguns pontos que podem indicar um maior alinhamento com essa modalidade são:

  • quando o investidor tende a ter maior tolerância em relação a riscos;
  • ao observar que a gestão do fundo é feita por profissionais experientes;
  • quando o investidor deseja aumentar a diversificação da sua carteira.

Agora você sabe que é possível investir em private equity por meio de fundos de investimento. Essa pode ser uma oportunidade para a diversificação da carteira. Porém, avalie se ela é adequada aos seus objetivos e estratégias.

Para mais conteúdos informativos como esse, siga o perfil da Guide Investimentos no Facebook, LinkedIn, Twitter e Instagram e confira as publicações diretamente no seu feed.

[IN-CONTENT] ABRA SUA CONTA [NOVO] - NORMAL - END

Baixe agora o E-book Como declarar investimentos no Imposto de Renda 2024?

Enviando...

Veja também

Fique por dentro

Assine a nossa newsletter semanal

e não perca nenhuma novidade do nosso portal gratuito e da área de assinante com conteúdo exclusivo!

/ Enviando...